Cozinheira dedicou-se a divulgar a gastronomia mineira, que defendia com garra
Um dos nomes de maior destaque da gastronomia em BH, Nelsa Trombino morreu na noite dessa terça-feira (30/5), aos 84 anos. A cozinheira recebia cuidados no hospital Madre Teresa e a causa da morte não foi oficialmente divulgada. A cerimônia de despedida ocorre nesta quarta-feira (31/5), às 16h no Estoril. Fundadora do restaurante Xapuri, Nelsa era paulista, filha de imigrantes italianos, e radicou-se em Minas após o casamento.
Aprendeu os segredos da cozinha mineira no período que viveu em fazenda e formou-se como exímia doceira. Foram anos dedicados ao ofício até chegar à capital mineira onde fundou, em 1987, o restaurante que ainda hoje é referência na Pampulha. Sua história de vida foi documentada no filme ‘A Dona do Tacho’ (2021), de Marcelo Wanderley.
Hoje liderado por Flávio Trombino, filho de Nelsa, o Xapuri é um dos estabelecimentos mais tradicionais e conceituados de Belo Horizonte. No perfil do restaurante no Instagram, foram compartilhadas várias homenagens feitas por frequentadores, antigos clientes e profissionais da cozinha, que renderam tributo a uma das grandes cozinheiras e empreendedoras de sua geração.