Economia

Lojistas de BH esperam Dia dos Namorados com vendas melhores que o anterior

Pesquisa da CDL aponta otimismo de varejistas sobre movimento que antecede 12/6


Créditos da imagem: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Roupas, calçados e flores lideram expectativas de vendas dos comerciantes na capital mineira

Redação Sou BH

|
30/05/23 às 14:42
compartilhe

Otimistas com o Dia dos Namorados, os comerciantes de BH apostam em roupas e calçados como líderes de vendas no período que antecede a data, comemorada em 12 de junho no Brasil. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com 305 varejistas da capital mineira aponta que 60,3% deles esperam movimentação melhor para 2023 do que no ano passado, enquanto 21% acham que tudo ficará igual nos dois anos. Outros 18,7% dos comerciantes ouvidos acreditam que este ano será pior em comparação a 2022. 

Questionados sobre quais produtos devem liderar as vendas ligadas à data neste ano, 37% dos comerciantes indicaram roupas como a principal escolha de presente, seguida por calçados (19%), flores (8,9%), bolsas e mochilas (8,5%). Em seguida, estão empatados na pesquisa acessórios, chocolates e artigos de decoração, todos com 8,2%. Produtos personalizados (7,9%), joias ou bijuterias (5,6%) e produtos de beleza (5,2%) completam a relação de itens indicados pelos entrevistados. 

Nada de lembrancinha

Em média, os lojistas esperam que cada cliente gaste R$ 181,66 por presente, previsão 0,9% maior que os R$ 180 aferidos no ano passado. O valor é considerável para um único presente, mas 79,7% dos comerciantes ouvidos na pesquisa acreditam que os clientes vão mesmo se limitar a apenas uma compra neste Dia dos Namorados. Na hora de pagar, quase ninguém espera ver a cor do dinheiro: os varejistas acreditam que vão receber dos pombinhos principalmente no cartão de crédito parcelado (48,5%), seguida por compras à vista no crédito (35,4%), Pix (11,1%) e cartão de débito (3,9%).

Para incentivar as vendas, 82,3% dos donos de lojas entrevistados adiantaram à pesquisa que vão investir no Instagram, enquanto outros 72,8% também contam com o WhatsApp. Estas redes são seguidas na preferência dos lojistas pelo Facebook (16,7%), Tik Tok (1%) e pelo tráfego pago (0,3%). Outras estratégias citadas pelos comerciantes para o Dia dos Namorados incluem decoração da vitrine (31,1%), site da empresa (29,2%), boca a boca (13,1%) e carro de som (1%).