FecharX

Artista usa caldo de feijão preto como matéria-prima de suas pinturas em ‘Quarar reverso’

Casa Fiat de Cultura

Artista usa caldo de feijão preto como matéria-prima de suas pinturas em ‘Quarar reverso’

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

24/08/22 até 09/10/22

Ter | 10:00 - 21:00

Qua, Qui, Sex | 10:00 - 19:00

Sab, Dom | 10:00 - 18:00


Créditos da imagem: Divulgação

Com o caldo do feijão preto e a terra, a artista Josi mistura lembranças a experiências cotidianas, apresentando ao público pinturas sobre papel e tecido na exposição “Quarar reverso”, em cartaz na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura até 9 de outubro.


Na beirada do fogão Josi suscita a matéria-prima. Com o caldo do feijão preto ela trabalha diferentes tempos de cozimento, adensamento e temperamentos que se transformam em paleta de cores para seus trabalhos. Essas nuances, entrelaçadas às suas vivências, sobretudo às memórias da infância em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, são servidas em obras vivas e em constante transformação, ora pinceladas sobre o papel, ora sobre o tecido. 


Tal pesquisa, segundo a artista, surgiu em contexto pandêmico, durante as aulas de pintura na Escola Guignard. “Foi da fervura do cotidiano que vi vazar uma cor azul da panela de pressão. Desde então, ao me voltar para a feitura de minhas próprias tintas, para a caminhada de pigmentos e aglutinantes inseridos na cozinha, me senti convocada a pensar sobre os muitos passos que me trouxeram até aqui”, explica.  


O quarar, que nas lições de lavagem de roupas persegue o alvejar no estender ao sol, na exposição é acionado em reverso: ao invés de “embranquecer”, cultiva manchas reveladoras de figuras em caldos de decantação. “O meu quaramento busca o aparecimento”, revela Josi, ao explicar que seu interesse é compartilhar os saberes que estão impregnados em suas memórias ao longo de sua trajetória. “Além disso, o quarar nos leva a pensar na qualidade da duração, como a das pinturas feitas com a água de feijão preto, que são vivas, se transformam e bordam apagamentos com lembranças em cinzas. Quarar é o tempo de uma vivência”, completa.


Serviço
Exposição “Quarar reverso”, de Josi, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Período expositivo: até 9 de outubro
Visitação presencial: terça-feira, das 10h às 21h; quarta a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.