FecharX

BH tem novo olhar no Sesc Palladium com a exposição "Cidade Fantástica"

Sesc Palladium

BH tem novo olhar no Sesc Palladium com a exposição "Cidade Fantástica"

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/09/21 até 30/04/22

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 13:00 - 23:00


Créditos da imagem: Divulgação
É possível visitar a mostra, gratuitamente e sem agendamento prévio, de terça a domingo, das 11h às 21h, nos foyers do Sesc Palladium
É possível visitar a mostra, gratuitamente e sem agendamento prévio, de terça a domingo, das 11h às 21h, nos foyers do Sesc Palladium

Mesclando arte digital e intervenção urbana, a intervenção “BH: Cidade Fantástica", no Sesc Palladium, traz o recorte de uma cidade mais divertida, acolhedora e afetiva, oferecendo um nove olhar sobre Belo Horizonte. Organizada por Guilherme Pertence e Felipe Martins, profissionais da economia criativa, a atração conta com dois importantes projetos artísticos. Um feito em colaboração com o ilustrador Paulo Marcelo Oz, que transformou a capital mineira em um grande parque de diversões, e outro desenvolvido em conjunto com o artista Raul Pixel, que criou um Jogo de Tabuleiro da Avenida Afonso Pena.

É possível visitar a mostra, gratuitamente e sem agendamento prévio, de terça a domingo, das 11h às 21h, nos foyers do Sesc Palladium. A unidade também oferecerá visitas mediadas mensais no período da noite e para participar é preciso retirar o ingresso no site Sympla, já que as entradas são limitadas, seguindo os protocolos contra a Covid-19.

Para Felipe Martins, a mostra chega em um momento oportuno, em que o público pode se conectar com a cidade depois de um período mais rígido de isolamento social. “A proposta é criar essa visão lúdica de viajar no conceito de usufruir da cidade e seus espaços de maneira colorida e divertida. É um projeto que traz a cidade de uma nova maneira. BH não costuma ser tão representada em filmes e séries como São Paulo, Rio, Nova York, Londres e outras grandes cidades do mundo, então tentamos nós mesmos imaginar essas referências”, argumenta.

A Analista de Serviços Sociais do Sesc Palladium, Amanda Moreira, destaca o caráter democrático da intervenção, que dialoga com vários públicos. “O recorte proposto pelos artistas pode atrair tanto famílias com crianças, por trazer elementos divertidos e coloridos, quanto pessoas interessadas em economia criativa, por exemplo. Estamos atravessando um momento delicado, de pandemia, e o cuidado que devemos ter uns com os outros é fundamental. Queremos conectar pessoas de diferentes bairros a essa BH que pulsa aqui no centro da cidade, com carinho e afeto”, afirma.

Ela também reforça os cuidados tomados pela equipe do Sesc Palladium para que fosse possível voltar a receber o público na unidade depois de tantos meses de isolamento. “As visitas seguirão os protocolos, com limite de pessoas no espaço. Entendemos que é um momento de retornar, mas com muita calma e todos os cuidados com nosso público”, enfatiza Amanda.

Outras experimentações

Paralelamente à visitação, o Educativo do Sesc Palladium lança o segundo “Desvie- se”, programa educativo inspirado na proposição artística do novo Desvios. Desta vez a equipe explora a narrativa transmídia ao propor uma ação que parte de áudios que podem ser enviados pelo WhatsApp e se desdobra em outras experimentações audiovisuais. Além das experiências mediadas presenciais, a ideia é criar narrativas que conduzam o espectador a um passeio construído a muitas vozes. A cada mês, um novo episódio com um tema diferente dá vida ao “Desvie-se l Cidades Polifônicas”.

O primeiro capítulo, lançado no fim de agosto, tinha o tema “Um brinquedo no meu bairro” e convidava as pessoas a criarem um brinquedo imaginário para deixar o bairro mais divertido. No fim de setembro, no dia 30, será lançado o episódio “Meu corpo na cidade”, cujo objetivo é propor sobre a diversidade de pessoas que transitam pelas cidades e uma relação direta com a acessibilidade. 

O público pode contribuir encaminhando áudios de até 1 minuto e 30 segundos para o WhatsApp do Educativo do Sesc Palladium (31)99510-1527 até o dia 20 de cada mês. A voz desta pessoa se juntará a outras e em uma grande história coletiva que será disponibilizada no IGTV do @sesc.palladium, no SescFlix (canal do Sesc em Minas no YouTube) e em propostas educativas presenciais.

Serviço
“BH: Cidade Fantástica"
Até 30 de abril de 2022, no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1056, Centro).
Visitação livre gratuita: de terça a domingo, das 11h às 21h;
Visitas mediadas mensais:
07 de setembro – 11h
30 de setembro – 19h30
28 de outubro – 19h30
25 de novembro – 19h30
Retirada de ingressos gratuitos no site Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/sescpalladium/

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.