FecharX

Exposição de Eduardo Hargreaves explora ausências deixadas pelo extrativismo

Palácio das Artes

Exposição de Eduardo Hargreaves explora ausências deixadas pelo extrativismo

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

15/03/23 até 28/05/23

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 09:30 - 21:00

Dom | 17:00 - 21:00


Créditos da imagem: Eduardo Hargreaves/Divulgação

Artista de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, Eduardo Hargreaves estuda o apagamento. De diferentes maneiras, seu trabalho evidencia pessoas, locais e trajetórias inteiras que desaparecem da mesma forma que certas paisagens – em consequência de ações exploratórias, extrativistas, movidas pelo lucro. Estas personas e cenários desaparecidos são abordados em 'Brasil, Hy-Brasil', exposição que ocupa a Galeria Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes, até 28 de maio. O artista desdobra sua pesquisa de sete anos em pinturas, desenhos, objetos, vídeoinstalação, instalações multimídia, performances registradas em vídeo e animações.

"Ao longo dos últimos anos, minha pesquisa se desdobra sobre as diferentes formas de subtração e obliteração da memória, da cultura e do território. A relação presente entre os diversos gestos de apagamento e o desaparecimento destes signos, com a absorção presente na morte. O que se evidencia nas imagens é a negação de um território e do direito à memória", observa Hargreaves. 

No percurso da exposição, visitantes deparam-se com tapumes metálicos iguais aos usados por empresas para delimitar áreas de mineração. Na galeria de arte, estas marcas funcionam como referências à ausência deixada pela extração desenfreada, tanto em pessoas quanto no meio ambiente. "Quando já não há mais monte que salvaguarde as feridas abertas do extrativismo mineral, nos impedem de enxergar a realidade. Este recurso é utilizado no interior do espaço, criando separações físicas e visuais", comenta o artista.

A exposição de Eduardo Hargreaves acontece como parte do Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais, que em sua 3ª edição trouxe o artista de Juiz de Fora entre os vencedores. O prêmio funciona como o antigo Edital de Ocupação de Artes Visuais da FCS, e tem como missão divulgar e apoiar novos talentos no cenário artístico nacional. A visitação à exposição é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Palácio das Artes (terça a sábado de 12h às 21h, domingo das 17h às 20h).

'Brasil, Hy-Brasil', de Eduardo Hargreaves
Exposição de pinturas, desenhos, objetos, vídeos, animações e instalações
De 15 de março a 28 de maio na Galeria Arlinda Corrêa Lima, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro)
Terça-feira a sábado de 9h30 às 21h; domingo das 17h às 21h
Retirada de ingressos na bilheteria do local
Mais informações: (31) 3236-7400

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.