FecharX

Exposição inédita celebra Hélio Oiticica com instalações, pinturas e esculturas

Centro Cultural Banco do Brasil

Exposição inédita celebra Hélio Oiticica com instalações, pinturas e esculturas

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/12/23 até 05/02

Seg, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00 - 22:00


Créditos da imagem: Diego Bressani
Oiticica, conhecido por seu trabalho experimental e inovador, desafiou conceitos convencionais de arte, criando obras que requerem a participação ativa do público
Oiticica, conhecido por seu trabalho experimental e inovador, desafiou conceitos convencionais de arte, criando obras que requerem a participação ativa do público

A obra de Hélio Oiticica, artista fundamental na história da arte contemporânea, ganha uma mostra inédita no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH). "Delirium Ambulatorium" apresenta uma retrospectiva abrangente de sua carreira, desde os anos 1950 até as últimas produções nos anos 1970. A exposição, com curadoria do pesquisador Moacir dos Anjos, está aberta até 5 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita de quarta a segunda, das 10h às 22h.

A mostra engloba uma variedade de trabalhos, incluindo projetos, escritos, objetos, pinturas e instalações como Bilaterais, Relevos Espaciais, Núcleos, Penetráveis, Bólides e Capas-Parangolés. A obra que dá nome à exposição, "Delirium Ambulatorium" (1978), destaca-se por ser um misto de proposição e performance, encapsulando a ideia de deambular pela cidade como estopim para a invenção artística.

“Talvez esta seja a expressão mais radical da tentativa do artista de quebrar as distinções entre ateliê e rua, e, principalmente, entre artista e público, acionando o segundo como participante na atividade criadora e instaurando uma forma de expressão genuinamente disseminada e coletiva”, afirma o curador, Moacir dos Anjos. 

A mostra ocupa as galerias do terceiro andar e o pátio central do CCBB Belo Horizonte, extrapolando os limites convencionais do espaço expositivo. Entre as obras, destacam-se os Metaesquemas, que partem de formas geométricas e cores sólidas, os Monocromáticos, que sobrepõem forma e suporte com uma única cor, e os famosos Parangolés, inspirados nas andanças de Oiticica pela capital carioca e pelo Morro da Mangueira, que são "capas protesto" adornadas com frases marcantes.

Oiticica, conhecido por seu trabalho experimental e inovador, desafiou conceitos convencionais de arte, criando obras que requerem a participação ativa do público. A exposição "Delirium Ambulatorium" é uma oportunidade única para vivenciar o legado de Oiticica e explorar a complexidade de seu pensamento e sua percepção da identidade brasileira.

O evento é patrocinado pelo BB Asset Management e produzido pela Tuîa Arte Produção.

Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium 
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Até 05 de fevereiro de 2024, de quarta a segunda, das 10h às 22h
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte 


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.