Arte

Fotógrafo belo-horizontino Coniiin estreia em exposições com mostra gratuita

Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 Funcionários - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

De 02/04/2024 até 19/05/2024

Ter, Qua, Qui, Sex | 10:00 - 21:00

Dom, Sáb | 10:00 - 18:00


Créditos da imagem: Matheus Matta/Divulgação
Em 'Revela', artista da Região Leste apresenta recorte de seu trabalho pautado por raça, consciência política e diversidade
compartilhe

Capturas de festas e shows ligados ao hip hop e ao reggae, registros de movimentos culturais ou políticos que tomam as ruas e retratos intimistas de pessoas por muitas vezes invisibilizadas formam o acervo da primeira mostra solo do fotógrafo Coniiin. O artista belo-horizontino estreia no mundo das exposições com ‘Revela’, que ocupa entre 2 de abril e 19 de maio a Piccola Galleria na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários). A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

Nascido e criado na Região Leste da capital mineira, ele teve o primeiro contato com uma câmera fotográfica há cerca de 10 anos, quando ainda tinha 18. “A fotografia mudou minha vida e se tornou um reflexo de como vejo o mundo”, afirma Coniiin, hoje responsável por cobertura de grandes eventos, ensaios artísticos, direção de videoclipes e capas de álbuns como ‘Inocente Demotape’ (2023) e ‘O Dono do Lugar’ (2022), ambos do rapper Djonga.

Protagonismo e consciência

As 13 obras selecionadas para a mostra – 12 fotografias e um lambe-lambe – desenham um recorte compreensivo na intensa produção do fotógrafo, que contabiliza mais de 100 mil imagens clicadas em diferentes campos ao longo de uma década. Nos registros autorais, evidenciam-se questões de classe e cor. “Sempre me pediam para fotografar as pessoas bonitas. Mas o que é esse bonito e por que, geralmente, são pessoas brancas?”, questiona Coniiin.

Pessoas pretas protagonizam as composições do artista, que mantém uma relação de reciprocidade com o meio artístico e com os eventos pautados pela consciência racial em BH ou em outros espaços – caso da Batekoo, em São Paulo, por exemplo. “Rever minhas fotos sempre abre minha mente. Foi a partir da minha fotografia que comecei a me entender como pessoa negra e o que isso significa”, ele acrescenta.

O artista presente

No dia 2 de abril, às 19h, Coniiin estará na Casa Fiat de Cultura para a abertura da exposição. O público poderá participar de um bate-papo com o fotógrafo, que em seguida oferecerá uma visita guiada pela mostra. A participação na abertura também é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia ou retirada de ingressos. 

A Casa Fiat de Cultura recebe visitantes de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h; ou ainda aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.