FecharX

Futurarte - Tecendo sonhos, transformando vidas

CCBB

Futurarte - Tecendo sonhos, transformando vidas

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

02/12/15 até 28/12/15

Seg, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 11:00 - 23:00


Créditos da imagem: Anna Ftg
Futurarte no CCBB
Futurarte no CCBB

O Ministério da Cultura e o Banco do Brasil apresentam a exposição Futurarte: “Tecendo sonhos, transformando vidas”, que será lançada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A exposição fica disponível de quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h e apresenta uma proposta inovadora, com soluções em design e decoração, a Futurarte desenvolveu um espaço conceito, com ambientes que são ao mesmo tempo bonitos, inovadores, exclusivos e sustentáveis. 

A Cooperativa Futurarte, criada pela Ramacrisna com patrocínio da Petrobras, tem como objetivo propiciar o desenvolvimento sustentável das comunidades dos bairros Santo Afonso e Marimbá, localizados em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, por meio de várias ações que promovam a capacitação e crescimento pessoal de indivíduos potencialmente capazes e habilidosos. Formada por mulheres da zona rural, a Futurarte oportuniza a melhoria da qualidade de vida de suas famílias e as transforma em referência para toda a comunidade

A produção utiliza matéria-prima reaproveitável como jornais, sacos de cimento, banners e retalhos de tecidos, e surpreende pela qualidade e design das peças. A cooperativa exporta seus produtos para vários países da Europa. Em junho de 2007, uma de suas bolsas foi premiada no concurso de design FORM 2007, da Feira Tendence Lifestyle 2007, realizada em Frankfurt, na Alemanha. A peça foi escolhida entre 117 concorrentes de 16 países.

Em 2008, a Futurarte recebeu o Selo de Qualidade IQS (Instituto Qualidade Sustentável), e, em 2009, foi selecionada pelo Sebrae para o Prêmio Sebrae Top 100, juntamente com as cem melhores unidades produtivas de artesanato do País. Em 2012, criou e confeccionou chapéus em papel jornal para o desfile de abertura do Minas Trend Preview Primavera Verão 2013. A crítica considerou as peças como esculturas e obras de arte. A Futurarte é registrada na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e todo o recurso gerado é destinado às cooperadas.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.