Arte

‘Meu Avô, Xangô’: protagonismo negro em espetáculo de dança com entrada gratuita

Teatro Marília - Funcionários

Avenida Professor Alfredo Balena, 586 Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 28/11/2023

Ter | 19:00 - 19:30


Créditos da imagem: Luisa Machala/Divulgação
Estudantes-artistas da UFMG realizam espetáculo cênico que é fruto de longa pesquisa sobre textos de autores afro-latinos
compartilhe

Protagonismo de corpos negros é o eixo para o espetáculo cênico ‘Meu Avô, Xangô’, uma realização de estudantes-artistas da UFMG que chega nesta terça-feira (28/11) ao Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia). Em cartaz pelo projeto Terça da Dança, a montagem é fruto das reflexões, investigações e experimentos de artistas da universidade sobre elementos como afrodiáspora, ancestralidades negras e religiosidades de origens africanas, em diálogo constante com corpo, som, voz, literatura e cenografia. Ingressos gratuitos estão no Sympla e também ficam disponíveis nas bilheterias do teatro, duas horas antes da apresentação.

Fruto do projeto ‘Narrativas e Poéticas Negras: Em Cena’, também realizado na UFMG, ‘Meu Avô, Xangô’ apresenta o resultado de quatro meses de pesquisas e estudos propostos a partir de textos literários. As obras serviram como ponto de partida para as análises sobre ancestralidade e corporalidade, com publicações selecionadas entre autores negros de origem afro-latino-americana. Minas é representada por todos os brasileiros da lista, que traz Cidinha da Silva, Evandro Nunes e Conceição Evaristo ao lado do colombiano Manuel Zapata Olivella e do haitiano Dany Laferrière.

‘Meu Avô, Xangô’
Terça-feira (28/11) às 19h no Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia)
Ingressos gratuitos disponíveis pela internet e na bilheteria do teatro, duas horas antes da sessão
Mais informações: (31) 3277-6319