FecharX

No aniversário de BH, Memorial Vale oferece exposições sobre origens da cidade

Memorial Minas Gerais Vale

No aniversário de BH, Memorial Vale oferece exposições sobre origens da cidade

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

12/12/23 até 12/12/23

Ter | 10:00 - 21:00


Créditos da imagem: HB Audiovisual/Divulgação
Acervo fixo do centro cultural explora raízes da capital mineira, seu planejamento e contexto histórico da fundação
Acervo fixo do centro cultural explora raízes da capital mineira, seu planejamento e contexto histórico da fundação

Comemorado nesta terça-feira (12/12), o aniversário de Belo Horizonte inspira um dia especial na programação do Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640 - Savassi). O espaço cultural ficará aberto até mais tarde, às 21h, com educadores disponíveis para visitas mediadas ao acervo fixo, que reúne exposições ligadas às origens da cidade como 'História de Belo Horizonte', 'Panteão da Política Mineira' e 'Vilas Mineiras dos séc. XVIII e XIX'. No dia em que a capital mineira completa 126 anos, visitantes poderão conhecer mais sobre o contexto histórico e social que englobou a fundação da primeira cidade planejada no Brasil. "Sabiam que Belo Horizonte já tinha esse nome antes mesmo de ser capital de Minas Gerais? Assim que foi proclamada a República ouve o movimento para alterar o nome, que até então era Curral D’el-Rey. A Proclamação também contribuiu para a troca da Capital que era falada desde o início do Império", comenta a educadora Juliana Silva, que integra a equipe do centro cultural. A visitação ao Memorial é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.

Projetada com ruas largas e grandes avenidas, Belo Horizonte foi criada em meio ao desejo de renovação alimentado pela Proclamação da República, além de atender aos critérios de um ideal civilizatório que dialoga bem de perto com as correntes políticas da época. "Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897, mas com o nome de Cidade de Minas. Retornou com o antigo nome em 1901. A mudança simbolizaria, para os republicanos, o sonho da modernidade e da República em Minas; o rompimento com o passado colonial e imperial; e a garantia da unidade geográfica e política ao estado, além da consolidação de novos ideais e valores que favoreceriam a prática republicana e a esperança da renovação econômica de Minas Gerais", resume Juliana. 

Aniversário de BH no Memorial Minas Gerais Vale
Terça-feira (12/12) das 10h às 21h
Visitação gratuita, sem retirada prévia de ingressos
Mais informações: (31) 3308-4000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.