FecharX

O Jardim de Adelícia - Sesc Palladium

Foyer do Sesc Palladium

O Jardim de Adelícia - Sesc Palladium

Evento encerrado

Data

07/02/14 até 30/03/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 11:00


De 07 de fevereiro a 30 de março, a Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium recebe a terceira edição do projeto “Ação Arte Popular e Contemporânea”, apresentando a exposição “O Jardim de Adelícia”. Na exposição, o bordado é trazido como técnica de trabalho manual para o campo da criação plástica e simbólica da arte. A homenageada desta vez é a mestra do bordado Adelícia Amorim, artista de Almenara, no Vale do Jequitinhonha. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 09h às 21h.

O projeto Ação Arte Popular e Contemporânea, ao propor a aproximação entre o popular e o contemporâneo, retoma a discussão sobre as fronteiras que dividem esses dois universos e as suas interseções, lançando luz sobre os diferentes contextos de manifestação da arte. Além da exposição, integram a programação do projeto: a exibição de um documentário sobre a vida e obra de Adelícia Amorim e um seminário, que pretende proporcionar um espaço teórico de discussão sobre as fronteiras entre a arte popular e a arte erudita.

Sobre a artista

Adelícia Amorim é bordadeira, nascida e criada em Pedra Grande, distrito de Almenara, Minas Gerais. Filha de pai vaqueiro e mãe costureira, aprendeu o ofício ainda menina, ao decidir que iria criar as flores que via nos jogos de cama e mesa dos senhores da fazenda onde cresceu. Autodidata, aprendeu e sofisticou sua forma de perceber e representar ao longo dos anos, criando verdadeiros jardins repletos de cores, formas e delicadezas. Aos 14 anos mudou-se para Almenara, sendo reconhecida em pouco tempo pela qualidade e maestria dos seus bordados. Seus enxovais logo foram reconhecidos e permanecem íntegros, utilizados e encomendados até hoje. Aos 18 anos, casa-se com José, com quem teve nove filhos. Cuidava das crianças, da casa e das flores dos enxovais que fazia, complementando assim a renda da família.

Com os filhos crescidos, Adelícia continuou a bordar e a ensinar a todos que queriam aprender. Já não criava flores somente em jogos de cama e mesa, e sim em almofadas, camisas, bolsas e quadros, que distribuía para filhos, netos, familiares e amigos. Hoje, aos 78 anos, continua bordando intensamente. Sua casa transformou-se num verdadeiro jardim, sereno e acolhedor, em que recebe a todos que queiram conhecer seu trabalho ou aprender o seu ofício. É conhecida e reconhecida na sua cidade e região, admirada e respeitada para além do conhecimento técnico e artístico que domina, mas também pelo caráter humanitário das atividades que desenvolve. Dona Adelícia, como ser humano que é, emana todo o perfume e a beleza que apreendeu com as flores da natureza que a cerca.

Programação

Evento: Exposição O Jardim de Adelícia – Adelícia Amorim e Outros Contemporâneos
Data: de 07/02/14 a 30/03/14
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)
Entrada gratuita

Evento: Documentário sobre Adelícia Amorim
Data: de 18 a 21/03/14
Horário: 19h
Local: Cine Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, Centro)
Duração: 30 min
Classificação: livre
Entrada gratuita

Evento: 2º Seminário de Arte Popular e Contemporânea: Relações e Olhares Possíveis
Data: dia 18/03/14
Horário: das 9h às 18h
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)
Inscrição gratuita pelo www.sescmg.com.br
Classificação: 12 anos

xx

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.