FecharX

País Bom de Bola - Futebol e Identidade Cultural

Cine Theatro Brasil Vallourec

País Bom de Bola - Futebol e Identidade Cultural

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

06/06/14 até 31/07/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 12:00


Cine Theatro Brasil Vallourec recebe entre os dias 06 de junho e 31 de julho, a Mostra “País Bom de Bola: Futebol e Identidade Cultural”, que propõe um percurso ao visitante, apresentando a chegada do futebol ao Brasil no século XIX e como ele se transformou no esporte que é paixão dos brasileiros.

A exposição traz narrativas construídas sobre os personagens do jogo, como jogadores, técnicos, cartolas, torcedores e outros, passando pelos times e as rivalidades, chegando até a pátria de chuteiras, personificada na seleção brasileira. Essa narrativa será contada por meio de textos, imagens, objetos, animações e vídeos.

Todos os textos informativos da exposição terão versão bilíngue. Os visitantes também poderão se divertir em uma sala interativa com futebol de botão e totó. A exposição contará, ainda, com exibição gratuita de filmes, lançamento de livros e bate-papo com autores.

Acervos

- Dos times mineiros;
- Camisas oficiais autografadas de diversos times brasileiros e de mundiais da coleção de Cláudio Sálvio;
- Desenhos originais dos chargistas Mangabeira e Son Salvador;
- Bolas de futebol do acervo do Museu Brasileiro do Futebol - Minas Arena: bola da Copa de 50, bola da Copa 2014, bola do jogo Cruzeiro x Grêmio (10/11/2013 – Campeonato Brasileiro 2013) e a bola da partida entre Atlético x Olímpia (Final da Copa Libertadores);
- Acervos de matérias jornalísticas históricas e fotografias de várias coleções: Arquivo Público Mineiro, Jornal Estado de Minas, Museu Histórico Abílio Barreto, dentre outros.

Exibições de Filmes

Brasil Bom de Bola
Dias: 03 e 24 de julho de 2014, às 19h - Teatro de Câmara
O filme-documentário brasileiro do Canal 100, sobre a evolução do futebol no país, desde a primeira Copa, em 1930, até a conquista definitiva da Taça Jules Rimet em 1970. Realizado em 1971, dirigido por Carlos Niemeyer e produzido pelo Canal 100 Filmes. 

Narradores: Memórias Afetivas do Futebol – Direção: Xande Pires
Dias: 2 e 23 de julho de 2014, às 19h - Teatro de Câmara
O documentário mostra a narrativa de pessoas que viveram histórias durante as Copas do Mundo, no período de 1954 até 2014, sempre ligadas à presença de um meio de comunicação, tal como a televisão, o rádio e a internet. Somados a essas narrações, o filme exibe depoimentos de pessoas ligadas ao futebol, à comunicação e à arte, que falam do esporte de maneira apaixonada, emprestando ao documentário um tom poético e emocionante. 

Nas galerias

Exibição permanente

Barbosa
Curta-metragem brasileiro, de 1988, dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado. A obra é baseada no livro “Anatomia de Uma Derrota”, de Paulo Perdigão. Conta a história de um homem atormentado pela derrota da Seleção Brasileira de Futebol diante do Uruguai, na decisão da Copa do Mundo de Futebol de 1950 e que consegue voltar no tempo para tentar evitar o segundo gol uruguaio. Roteiro de Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo e Giba Assis Brasil. Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre

Narradores: Memórias Afetivas do Futebol – Direção: Xande Pires (versão reduzida 20 min).

Animações Futbox
Stop motion de gols históricos de copas do mundo

Lançamento de livros e bate papo com autores
Dia 7 de junho de 2014, às 18h - Teatro de Câmara

- Almanaque Narradores - Memórias Afetivas do Futebol – Editora Lucca Edições e Cultura. Autores: Júnia Carvalho e Leonardo Bortot
O livro apresenta narrativas de pessoas que viveram histórias durante as Copas do Mundo, no período de 1954 até 2014.

- Futebol : Objeto das ciências humanas – Editora Leya
Autores: Flávio de Campos e Rodrigues da Silva
Um time de 18 autores, entre antropólogos, historiadores sociólogos e outros entram em campo com seus ensaios para mostrar o que está por trás da grande paixão nacional.

Bate papo com os autores: Júnia Carvalho e Leonardo Bortot; Flávio de Campos e Marcelino Rodrigues da Silva e o diretor Xande Pires.

Informações
Horário: terça a sábado, de 10h às 21h e, aos domingos, de 14h às 20h. A exposição não funcionará em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Local Exibição de filmes: Teatro de Câmara.
Classificação: livre. Entrada franca.

a

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.