O Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202. Cidade Jardim) está em clima de Copa do Mundo e a exposição "Peça em Destaque" apresenta imagens fotográficas sobre a inauguração do estádio do Mineirão. Instalada no mezanino, a mostra pode ser visitada de terça a domingo, de 10 às 17h; quartas e quintas, de 10 às 21h. Entrada franca.
Inaugurado no domingo, cinco de setembro de 1965, como Estádio Minas Gerais, o atual Estádio Magalhães Pinto, conhecido popularmente como Mineirão, inseriu Belo Horizonte no cenário futebolístico mundial. Planejado para abrigar 100 mil expectadores, tornou-se, com o passar das décadas, palco de disputas históricas entre times locais e nacionais, sediando ainda várias partidas da seleção brasileira. A edificação, tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico/IEPHA-MG e pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, compõe o conjunto arquitetônico da Pampulha.
Alguns torcedores, amantes do futebol e dos registros dos acontecimentos no tempo, fotografaram o evento. Apresentamos uma rara série de momentos singelos, vistos da arquibancada, através da perspectiva do “cidadão-torcedor”. O autor das imagens, o fotógrafo amador Ivan Ferreira Silva, acompanhou com sua câmera a construção do “Gigante da Pampulha” e prestigiou a solenidade de inauguração. Aficionado por futebol e fotografia, o caeteense rememora as impressões colhidas aos seus vinte e cinco anos: “A construção do Mineirão foi um sonho para a minha geração. Queríamos um campo para assistir futebol com conforto, segurança e que, sobretudo, fosse democrático e recebesse a todos. Nas fotografias, procurei enquadrar não só as comemorações e o jogo, mas também a alegria das pessoas”.
Foto: Ivan Ferreira Silva