FecharX

Alan do Rap: filme sobre figura da resistência baiana tem sessão gratuita em BH

Sesc Palladium

Alan do Rap: filme sobre figura da resistência baiana tem sessão gratuita em BH

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

01/05 até 01/05

Qua | 19:00 - 20:30


Créditos da imagem: Divulgação
Trajetória documentada em 'Alan' (2022) mostra resistência do artista frente a marginalização, racismo e desigualdade social
Trajetória documentada em 'Alan' (2022) mostra resistência do artista frente a marginalização, racismo e desigualdade social

Projeto fixo das quartas-feiras, a Mostra Brasil deste 1º de maio leva uma programação especial ao cinema do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro). A sessão de feriado apresenta uma edição dedicada ao cinema contemporâneo da Bahia, com exibição de 'Alan' (2022). O filme de Diego Lisboa e Daniel Lisboa acompanha a trajetória de Alan do Rap, um dos precursores da cultura hip hop em Salvador, que tornou-se conhecido nacionalmente por invadir os palcos durante shows de rappers famosos na cidade.

Os atos do baiano, muitas vezes tratado como um vândalo, descortinam a dura realidade de um artista independente e que brigava pela prosperidade da cena local. O filme eterniza passagens importantes da jornada de Alan, como o encontro que ele teve com Mano Brown. Tais cenas se contrastam com a situação precária em que o artista vivia na periferia de Salvador, sobrevivendo de restos e muito próximo à miséria. 

Alan do Rap foi morto por policiais, durante um período em que vivia nas ruas, mas a dupla de diretores teve a oportunidade de conviver com o biografado antes de sua partida. A trajetória de luta e resistência foi registrada em encontros ao longo de 10 anos, que renderam a captura de monólogos e discursos impressionantes por uma das figuras mais marginalizadas e combativas que já figuraram na contracultura do estado vizinho.

Ingressos 

As entradas gratuitas estão disponíveis na internet e podem ser retiradas na bilheteria do Sesc Palladium, meia hora antes da sessão. A exibição terá acessibilidade em Libras, legenda e audiodescrição. Classificação: 14 anos. Mais informações: (31) 3270-8100.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.