MIS Cine Santa Tereza
R. Estrela do Sul, 89 Santa Tereza - Belo Horizonte/MG
Dia 20/10/2023
Sex | 19:00 - 20:00
Ativista pelos direitos humanos, agente cultural, artista de performance e do teatro, Ed Marte é um fenômeno dos acontecimentos e expressões populares em BH. Presença recorrente em manifestações coletivas como a Praia da Estação e nos mais engajados blocos de rua do carnaval na capital, agora coloca-se na telona como fio condutor de ‘Entre Vênus e Marte’, filme de Cris Ventura que ganha sessão de estreia nesta sexta-feira (20/10), às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). As atrizes Nickary Aycker e Fredda Amorim completam o trio de protagonistas. Ingressos gratuitos estão disponíveis na internet e podem ser retirados na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão.
Híbrido de documentário e ficção, o filme tem ares de odisseia espacial e se passa em um futuro não muito longínquo, porém distópico. Ed Marte, em personagem homônima, desperta de sua longa hibernação dentro de uma cápsula e parte para combater um governo que celebra o caos, embarcando em uma missão intergaláctica onde o binarismo ocupa papel de vilão. Esse último elemento é também uma amarra entre a narrativa da tela e a própria realidade: Ed é uma pessoa não-binária, que não se identifica como homem ou mulher, propõe o uso de uma linguagem mais inclusiva e levanta essas bandeiras em sua trajetória pública. “A língua é um retrato, um reflexo da sociedade. Se conseguirmos utilizar de forma a incluir a diversidade, com certeza é um grande passo para que o dia a dia das pessoas também seja modificado, com respeito e dignidade à pluralidade de seres”, escreveu sobre o tema.
A produção independente levantou imagens de manifestações, reuniões populares, eventos culturais e festas de rua por onde Ed passou nos últimos dez ou quinze anos. O público também foi convidado a enviar seus vídeos de aglomerações em BH nos quais Marte estivesse presente, para serem incorporados ao média-metragem. O lançamento de ‘Entre Vênus e Marte’ conclui trilogia que a realizadora e produtora mineira Cris Ventura chama de “corpografias urbanas”, formada por narrativas sobre os corpos de artistas que carregam relações fortes com a vida, os espaços e a paisagem das ruas na capital mineira. A série é completa pelos documentários ‘Nas Minhas Mãos Eu Não Quero Pregos’ (2012), sobre o escultor Maurino de Araújo, e ‘Amador’ (2020), que resgata o legado do compositor, cantor e artista de performance Vidigal, falecido há três anos.
‘Entre Vênus e Marte’, de Cris Ventura
Sessão de lançamento na sexta-feira (20/10) às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Ingressos gratuitos disponíveis na internet e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Saiba mais sobre o filme pelo Instagram