FecharX

Ed Marte estrela novo filme de Cris Ventura, uma odisseia espacial feita em BH

MIS Cine Santa Tereza

Ed Marte estrela novo filme de Cris Ventura, uma odisseia espacial feita em BH

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

20/10/23 até 20/10/23

Sex | 19:00 - 20:00


Créditos da imagem: Cris Ventura/Divulgação
Híbrido de documentário e ficção traz Ed em luta galáctica contra uma sociedade binária, regida pelo caos
Híbrido de documentário e ficção traz Ed em luta galáctica contra uma sociedade binária, regida pelo caos

Ativista pelos direitos humanos, agente cultural, artista de performance e do teatro, Ed Marte é um fenômeno dos acontecimentos e expressões populares em BH. Presença recorrente em manifestações coletivas como a Praia da Estação e nos mais engajados blocos de rua do carnaval na capital, agora coloca-se na telona como fio condutor de 'Entre Vênus e Marte', filme de Cris Ventura que ganha sessão de estreia nesta sexta-feira (20/10), às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza). As atrizes Nickary Aycker e Fredda Amorim completam o trio de protagonistas. Ingressos gratuitos estão disponíveis na internet e podem ser retirados na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. 

Híbrido de documentário e ficção, o filme tem ares de odisseia espacial e se passa em um futuro não muito longínquo, porém distópico. Ed Marte, em personagem homônima, desperta de sua longa hibernação dentro de uma cápsula e parte para combater um governo que celebra o caos, embarcando em uma missão intergaláctica onde o binarismo ocupa papel de vilão. Esse último elemento é também uma amarra entre a narrativa da tela e a própria realidade: Ed é uma pessoa não-binária, que não se identifica como homem ou mulher, propõe o uso de uma linguagem mais inclusiva e levanta essas bandeiras em sua trajetória pública. "A língua é um retrato, um reflexo da sociedade. Se conseguirmos utilizar de forma a incluir a diversidade, com certeza é um grande passo para que o dia a dia das pessoas também seja modificado, com respeito e dignidade à pluralidade de seres", escreveu sobre o tema. 

A produção independente levantou imagens de manifestações, reuniões populares, eventos culturais e festas de rua por onde Ed passou nos últimos dez ou quinze anos. O público também foi convidado a enviar seus vídeos de aglomerações em BH nos quais Marte estivesse presente, para serem incorporados ao média-metragem. O lançamento de 'Entre Vênus e Marte' conclui trilogia que a realizadora e produtora mineira Cris Ventura chama de "corpografias urbanas", formada por narrativas sobre os corpos de artistas que carregam relações fortes com a vida, os espaços e a paisagem das ruas na capital mineira. A série é completa pelos documentários 'Nas Minhas Mãos Eu Não Quero Pregos' (2012), sobre o escultor Maurino de Araújo, e 'Amador' (2020), que resgata o legado do compositor, cantor e artista de performance Vidigal, falecido há três anos.

'Entre Vênus e Marte', de Cris Ventura
Sessão de lançamento na sexta-feira (20/10) às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Ingressos gratuitos disponíveis na internet e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Saiba mais sobre o filme pelo Instagram

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.