FecharX

Filme sobre Dom Phillips tem sessão comentada pelo diretor Daniel Camargos em BH

MIS Cine Santa Tereza

Filme sobre Dom Phillips tem sessão comentada pelo diretor Daniel Camargos em BH

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

22/09/23 até 22/09/23

Sex | 19:00 - 20:00


Créditos da imagem: Repórter Brasil/Divulgação
Daniel Camargos e Dom Phillips: repórter mineiro foi à Amazônia em busca de respostas sobre morte do amigo
Daniel Camargos e Dom Phillips: repórter mineiro foi à Amazônia em busca de respostas sobre morte do amigo

No documentário 'Relato de um Correspondente da Guerra na Amazônia', os assassinatos do jornalista inglês Dom Phillips (1964-2022) e do indigenista Bruno Pereira (1980-2022) são ponto de partida para uma reflexão sobre o papel dos repórteres que cobrem conflitos na região, além dos riscos a que estes profissionais se submetem para executar o árduo trabalho. Parceiro de reportagens e amigo de Phillips, o belo-horizontino Daniel Camargos seguiu a trilha do britânico até o lugar onde o crime ocorreu, no Vale do Javari, em busca de respostas. Voltou de lá com material para o filme recém-lançado, dirigido por ele e pela documentarista Ana Aranha, que é também um tributo ao companheiro e um registro pessoal. "Fazer esse documentário foi muito doloroso, sem dúvida. Mas também foi fundamental para encontrar o sentido de ser repórter", ele admite. A produção ganha sessão comentada por Camargos nesta sexta-feira (22/9), às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza). Ingressos gratuitos estão disponíveis no Sympla e estarão na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão.

Daniel conduz e narra em primeira pessoa o filme, realizado pela agência de notícias independente Repórter Brasil. Em uma hora de documentário, o repórter mineiro embarca em uma jornada com poucas respostas concretas, onde os questionamentos são a parte fundamental. "O encontro com a morte do amigo, a busca por sentido para a profissão de repórter e a tentativa de dar continuidade ao trabalho do Dom, são passos que dou ao longo do documentário que tem um tom reflexivo", explica Camargos. 

Ex-diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e duas vezes ganhador do Prêmio Vladimir Herzog (2022 e 2020), Daniel conheceu Dom Phillips no Pará, em 2019, quando ambos cobriam uma criação ilegal de gado em área desmatada. Em certo ponto do filme, depois de ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o trágico fim do amigo assassinado e esquartejado, o jornalista chega a se questionar se "vale a pena seguir adiante".


Relatos de um Correspondente da Guerra na Amazônia
Sessão comentada pelo diretor Daniel Camargos
Sexta-feira (22/9) às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Ingressos gratuitos no Sympla e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão
Classificação: 16 anos

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.