FecharX

33ª Feira Nacional de Artesanato vai reunir mais de 3 mil artesãos no Expominas

Expominas

33ª Feira Nacional de Artesanato vai reunir mais de 3 mil artesãos no Expominas

Evento encerrado

Data

06/12/22 até 09/12/22

Ter, Qua, Qui, Sex | 14:00 - 21:00

10/12/22 até 10/12/22

Sab | 10:00 - 21:00

11/12/22 até 11/12/22

Dom | 10:00 - 20:00


Créditos da imagem: Divulgação

Belo Horizonte vai sediar, mais uma vez, a tradicional Feira Nacional de Artesanato (FNA), nos dias 6 a 11 de dezembro, no Expominas. O evento vai reunir cerca de 3 mil artesãos e artistas do Brasil e de outros países, de terça a sexta-feira, das 14h às 21h, sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 20h. Os ingressos estão disponíveis pelo site Sympla.

Nesta 33ª edição, os visitantes encontrarão aproximadamente 900 estandes com apresentação de produtos de todo o país e de representantes de outros da América Latina, África e da Europa e de mais de 30 etnias indígenas. Terão oportunidade também de participar de oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais com manifestações artísticas do folclore e do cancioneiro nacional, cortejos e shows musicais.

O evento conta com três praças de alimentação, com lanchonetes e restaurantes, além do Butiquim, na área externa do Expominas. A estrutura contempla também lounge para descanso, guarda-volumes, Espaço Criança com monitores, fraldário, telão em LED de 30 metros quadrados e seis TV´s de 75 polegadas espalhadas pelo pavilhão que transmitirão, ao vivo, a programação esportiva diária.

Neste ano, a expectativa é de que o evento retorne aos resultados de antes da pandemia, quando em 2019, chegou a 130 mil visitantes e a movimentar cerca de R$ 60 milhões ao longo dos seis dias. Esta previsão é da organizadora, Tânia Machado, do Instituto Centro CAPE, que conta que a Feira vai gerar aproximadamente dois mil empregos diretos – sem a inclusão dos cerca de três mil artesãos e artistas -, e mais ou menos 20 mil indiretos.

200 Anos da Revolução Industrial

Este é o tema da 33ª edição da feira, que será contado na exposição “A ARTE DO OFÍCIO”, com apoio do SENAI Nacional/CNI, além do Sebrae. A exposição será exibida na entrada principal do Expominas – uma área de 2.400 metros quadrados - e mostrará a história da produção artesanal desde os anos 6.000 AC até os dias atuais em espaços interativos e participativos, onde o visitante terá a oportunidade de viver a jornada dos nossos antepassados até os dias de hoje.

Feira 365 dias 

Uma novidade é que o evento acontecerá também no modo virtual. Uma plataforma realizará a gravação 360 graus de todos os estandes e os internautas de qualquer parte do Brasil e do mundo poderão “passear” por eles (a exemplo de visitas virtuais a museus), contatar os expositores e fazer as suas compras. Ela ficará no ar até novembro de 2023, transformando a Feira Nacional de Artesanato em um evento 365 dias.

Mais atrações

Nesta edição, a FNA reunirá e divulgará projetos de parceiros em espaços exclusivamente para tal. O Espaço Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), por exemplo, contará com a participação especial de mais de 150 municípios mineiros, sendo que 20 serão homenageados por meio de seus Núcleos Artesanais no foyer do Expominas, apoiados pela Cemig. Com enfoque na gastronomia, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) também terá o espaço “A Liberdade Mora em Minas”.

Haverá ainda um local onde 70 artesãos da terceira idade, apoiados pelo Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores (IPPE), vão expor seus produtos. Já o Espaço CRAB-SEBRAE reunirá 27 estandes com artesãos e artistas selecionados em todos os estados brasileiros, enquanto o Espaço SEBRAE Minas apresentará trabalhos de 40 artesãos e artistas mineiros escolhidos pela instituição. A feira terá também o Espaço Top 100 SEBRAE/CRAB, onde acontecerá a divulgação dos 100 artesãos que foram premiados em 2022.

Outros locais serão destinados para oficinas. Na Área de Oficinas Vivas, os artesãos vão criar suas peças ao vivo enquanto batem papo com os presentes. Esta iniciativa é apoiada pelo Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que tem como principal atividade, difundir e divulgar o que de melhor acontece ou já aconteceu na arte artesanal. No Espaço Oficinas Participativas, os interessados poderão participar de oficinas gratuitas e executar os seus trabalhos.

Serviço

Feira Nacional de Artesanato

Local: Expominas (Amazonas, 6.200 - Gameleira)

Datas: 6 a 11 de dezembro de 2022

Horários: terça a sexta-feira, das 14h às 21h; sábado, das 10h às 21h; domingo, das 10h às 20h

Ingressos: Sympla


Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.