FecharX

8º Festival Ponta a Pé Cultural promove 19 atrações gratuitas

Local não informado

8º Festival Ponta a Pé Cultural promove 19 atrações gratuitas

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

25/08/21 até 12/09/21

Qua, Qui, Sab, Dom | 21:00 - 22:00

Qua | 22:30 - 23:30

26/08/21 até 12/09/21

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Dom | 22:00 - 23:00

29/08/21 até 05/09/21

Sab, Dom | 18:00 - 19:00


Créditos da imagem: Pedro Carvalho
O Festival Ponta a Pé foi criado com a proposta de dar visibilidade às práticas culturais realizadas na região de Venda Nova, em BH, bem como à artistas e grupos mineiros que se dedicam ao desenvolvimento cultural de áreas remotas
O Festival Ponta a Pé foi criado com a proposta de dar visibilidade às práticas culturais realizadas na região de Venda Nova, em BH, bem como à artistas e grupos mineiros que se dedicam ao desenvolvimento cultural de áreas remotas

A arte como ferramenta de transformação, entretenimento e manifestação política. É nisso que acredita a Cóccix Cia. Teatral ao longo de seus 15 anos de trajetória celebrados na 8ª edição do Festival Ponta a Pé Cultural, que acontece de 25 de agosto a 12 de setembro.


“Acreditamos que a arte tem um papel fundamental neste momento em que vivemos uma das maiores crises sanitárias da história humana. Frente a esta triste realidade, entendemos que a arte deixa de ser possibilidade e passa a ser necessidade, porque ela é capaz de ressignificar e fortalecer símbolos como: empatia, respeito, convívio social, alegria, diversidade, tolerância e identidade cultural que são fundamentais agora mais do que nunca” explica Sinara Teles, idealizadora e coordenadora do festival.


E para seguir exaltando a conexão arte e vida real, o festival dedica ainda um prêmio em dinheiro, Arte e Sociedade, para um projeto que promova o bem-estar social realizado por agentes culturais da regional Venda Nova. As iniciativas poderão se inscrever em formulário disponibilizado pelo grupo em suas redes sociais e site e as concorrentes serão colocadas para votação popular.  A mais votada será anunciada no show de encerramento, dia 12 de setembro, e receberá um prêmio de três mil reais.


Ao todo serão 19 dias de atrações entre espetáculos, oficinas, bate-papos, filmes, shows e premiação, contemplando as áreas de teatro, dança, circo, literatura, música e audiovisual. Inteiramente gratuita e virtual, a mostra poderá ser conferida pelo YouTube do Festival Ponta a PéCultural - Festival Ponta a Pé Cultural.



E se a 8ª edição já tem tudo para ser inesquecível na história do grupo é melhor se preparar para intensidade, pois a 9ª edição chega na sequência, em setembro e outubro de 2021, para colocar em pauta os resultados e conquistas de todas essas lutas estabelecidas. “Exclusivamente neste ano de 2021 o festival acontece em duas edições e no formato on-line. Acreditamos que em 2022, mediante a vacinação em BH, realizaremos o próximo festival de forma presencial, e poderemos fazer juz ao tema da 10ª edição: “Arte - A Celebração do Encontro”, reforça Rogério Gomes, idealizador e também coordenador do festival. A luta, as conquistas e a celebração do encontro em sociedade é a trajetória escolhida pelo grupo para exaltar a arte que transforma.


Rogério explica ainda sobre a proposta original que o festival vem traçando desde a sua primeira edição “O Festival Ponta a Pé foi criado com a proposta de dar visibilidade às práticas culturais realizadas na região de Venda Nova / BH, bem como à artistas e grupos mineiros que se dedicam ao desenvolvimento cultural de áreas remotas, são estes, territórios que se encontram não somente à margem territorial, mas também às margens do atendimento social, cultural e político. Por isso, uma das características do festival é realizar ocupações artísticas de espaços convencionais e não convencionais, tais como: Ruas, becos, praças, parques, associações comunitárias e centros culturais.”


Programação

 

25/08 (quarta-feira) - Abertura

19h - Live com Entidades do Setor das Artes Cênicas:

Jonnatha Horta Fortes (META: Movimento de Espaços de Grupos de Teatro, Dança e Circo MG), Rodrigo Marçal (MULTICABO: Movimento dos Técnicos de Espetáculos), Magdalena Rodriguez (SATED: Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais), Cris Diniz (COOPINMINAS: Cooperativa de Trabalho InMinas de Teatro), Carluty Ferreira (MTG - Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais).

 

25/08 (quarta-feira)

20h30 - Espetáculo “A Santa do Capital” / Cóccix Companhia Teatral.

 

26/08 (quinta-feira)

20h - Espetáculo “Play it Again” / Grupo Oficcina Multimédia & Grupo de Percussão da UFMG

 

27/08 (sexta-feira)

20h - Espetáculo “Em verdade vos digo” / Grupo In-Cena de Teatro.

 

28/08 (sábado)

20h - Espetáculo “Doida no Quintal” / Artistas: Teuda Bara e Admar Fernandes.       

 

29/08 (domingo)

16h - Espetáculo “Memórias de um Quintal” / Insensata Cia. de Teatro.

 

30/08 (segunda-feira)

20h - Exibição dos curtas metragens:

Filme:  “Brooklin” / CineLeblon.

Filme: “Contagem” /  Filmes de Plástico.

* Os filmes ficarão disponíveis por 24hs no canal do YouTube do Festival Ponta a Pé Cultural.

 

31/08 (terça-feira)

20h - Exibição do curta metragem: “Memórias de Mim” /  Associação Cultural Filme de Rua.

* O filme ficará disponível por 24hs no canal do YouTube do Festival Ponta a Pé Cultural.

 

01/09 (quarta-feira)

20h - Exibição do longa-metragem: “A Vizinhança do Tigre” / Produtora  Vasto Mundo.

* O filme ficará disponível por 24hs no canal do YouTube do Festival Ponta a Pé Cultural.

 

02/09 (quinta-feira)

19h - Conversa com Cineastas sobre a produção audiovisual

Com Josilane Fernandes do CineLeblon, Affonso Uchôa da Produtora Vasto Mundo, Gabriel Martins da Filmes de Plástico, Zi Reis e Clebin Quirino da Associação Cultural Filme de Rua.

 

03/09 (sexta-feira)

20h - Espetáculo: “Umbigo do Sonho” / Artista: Fábio Costa.

 

04/09 (sábado)

16h - Espetáculo: “Mexerica” / Cia. Fusion de Danças Urbanas.

 

04/09 (sábado)

19h - Espetáculo: “Uma Surpresa para Benedita” / Grupo Trampulim.

 

05/09 (domingo)

16h - Espetáculo:  "Showzaças - Show de Palhaças - Fake live" / Minha Companhia.

 

05/09 (domingo)

19h -  Cena: “Os Russos 2 M²” / Mulambo e Risoto.

 

12/09 (domingo) - Encerramento

19h - Show Júlia Tizumba + Slam Clube da Luta especial, com Slammaster de Minas - Rogério Coelho.

 20h - Anúncio Prêmio Cultural - Arte e Sociedade.

 

Oficinas

Inscrições pelo site e formulário de inscrição disponível no site e redes da Cóccix Cia Teatral

31/08, 1 e 2/9 (terça a quinta-feira)

19:30h até 21 h - Oficina de Contação de Histórias: GRIOT - HISTÓRIAS E CANTORIAS.

Ministrantes: Marcus Carvalho e Kelly Spínola - Teatro Negro e Atitude.

 

8,9 e 10/09 (quarta a sexta-feira)

19h30 às 21h - Oficina de Produção Cultural

Ministrante: Sinara Teles.


A 9ª edição do festival é um projeto realizado pela Cóccix Companhia Teatral com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio de patrocínio do BDMG Cultural.


Sobre o Cóccix Companhia Teatral


A Cóccix Companhia Teatral é um grupo independente e sem fins lucrativos. Sua sede é localizada no bairro Minas Caixa, região de Venda Nova, Belo Horizonte/MG. Criado no ano de 2006, o grupo completou 15 anos de existência/resistências neste mês de agosto de 2021, as comemorações destes 15 anos de caminhada tem início neste mês de agosto através da realização das 02 (duas) edições do festival Ponta a Pé Cultural (8ª e 9ª edições) e se estendem até o ano de 2022, as ações previstas em comemoração dos 15 anos envolvem a estreia da websérie “A Santa do Capital”, a realização da montagem do novo espetáculo intitulado “A Velha Venda Nova”, a circulação em Belo Horizonte com os espetáculos de repertório do grupo, a realização da 10ª edição do “Festival Ponta a Pé Cultural. Arte - A Celebração do Encontro” e a realização da 4ª edição da “Mostra Puxadinho”.  Em sua trajetória, a Cia. Cóccix desenvolveu diversos projetos artísticos caracterizados pela capacidade de promoção e descentralização da cultura na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, tais projetos são também marcados por promover requalificação técnica de agentes culturais, programações artísticas capazes de gerar fruição e reflexões sobre o papel do sujeito histórico, desde o contexto da comunidade local, até uma realidade social consciente, ampla e diversa. Sinara Teles e Rogério Gomes são idealizadores do grupo e atualmente desenvolvem a gestão da Cóccix Cia. Teatral.  


Serviço

8ª Edição Festival Ponta a Pé Cultural

25 de agosto a 12 de setembro

no YouTube do Festival: https://www.youtube.com/channel/UCSowpLvgV1vViAGeMEh3SVQ

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.