FecharX

Aleijadinho Revelado - Estudos Históricos sobre Antônio Francisco Lisboa

Casa Fiat de Cultura

Aleijadinho Revelado - Estudos Históricos sobre Antônio Francisco Lisboa

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

22/07/14 até 22/07/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:30


O historiador e promotor Marco Paulo de Souza Miranda é o convidado da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10. Funcionários), para ministrar a palestra “Aleijadinho Revelado – Estudos Históricos sobre Antônio Francisco Lisboa”. A conferência integra a programação paralela da exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro. Dia 22 de julho, terça-feira, às 19h30. Entrada franca.

A ideia é mostrar ao público novas e impactantes referências, esclarecendo pontos importantes da biografia de Antônio Francisco Lisboa. Entre as novidades, uma pesquisa criteriosa e acurada de Souza Miranda conduziu-o a uma anotação de nascimento, em livro da Matriz de Antônio Dias, que tem tudo para ser, em verdade, o registro de Antônio Francisco Lisboa, filho da escrava Isabel e do mestre carpinteiro e construtor Manuel Francisco Lisboa, em 26 de junho do ano de 1737, o que se sustenta perante as demais indicações dignas de crédito sobre a idade do Aleijadinho.

O palestrante
Marcos Paulo de Souza Miranda nasceu em Andrelândia, no Sul de Minas Gerais. Ainda adolescente, ajudou a fundar o Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, que conta com 600 pinturas rupestres. Mais tarde, como promotor, atuou em processos criminais contra quadrilhas acusadas de saquear peças sacras e criou o Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Cultural das Cidades Históricas de Minas, que atuava em 30 comarcas do circuito do ouro e dos diamantes. Em 2005, Miranda mudou-se para a capital e fundou a promotoria especializada em Patrimônio.

Ciclo de palestras
A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração de cerca duas horas, elas são ministradas por renomados especialistas da arte. Barroco Itália Brasil – Prata e Ourona Casa Fiat de Cultura apresenta ao público 20 esculturas italianas, que nunca saíram da Itália, sendo 16 do acervo do Museo del Tesoro di San Gennaro, maior instituição com esculturas em prata do mundo. Outros 20 trabalhos brasileiras completam a exposição, obras nunca antes reunidas, sendo sete de Aleijadinho e outras de grandes mestres, que buscam promover um contraponto entre o Barroco que nasceu em Nápoles e floresceu em Minas Gerais.

A programação do Ciclo de Palestras na Casa Fiat de Cultura segue até o fim de agosto. No dia 29 de Julho, Fábio Henrique Viana fala sobre os sons de Minas Gerais na palestra “Paisagem Sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais”. Marco Elízio de Paiva faz uma linha do tempo entre o barroco italiano e o brasileiro no dia 5 de agosto. Guiomar de Grammont é a palestrante do dia 12 de agosto, com “Aleijadinho e o aeroplano”. O Ciclo é encerrado com Rodrigo Faleiro, ao falar, no dia 19 de agosto, sobre o patrimônio material e imaterial do Barroco. Todas as palestras são realizadas às 19h30.

Foto: Marco Paulo de Souza Miranda

xx

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.