Entre as atividades do Festival de Cinema de Futebol (Cinefoot) está o Bate-Bola, debate com especialistas sobre temas ligados ao futebol. Nos dias 5 e 8 de junho, o Museu das Minas e do Metal recebe convidados para discutir, respectivamente, sobre "Ronaldinho Gaúcho", um dos homenageados do Festival e "Mineirão", seguido de lançamento de livro homônimo, de Tião Martins. Entrada franca.
Os convidados do primeiro Bate-Bola são Sônia Mineiro, jornalista especializada em esportes e Domênico Bhering, assessor de comunicação do Atlético, curiosamente o assessor mais antigo do futebol brasileiro, tendo trabalhado com 25 treinadores e quatro presidentes do Galo. No domingo, os convidados são Thiago Costa, coordenador do Museu Brasileiro do Futebol e o jornalista Tião Martins, autor do livro “Mineirão”.
Tião Martins
Em meio século de jornalismo, Tião Martins foi repórter, editor, redator e diretor de redação de grandes jornais mineiros (Estado de Minas, Diário de Minas e Hoje em Dia). Atuou também em jornais cariocas (Jornal do Brasil e Última Hora). Publicou mais de 40 livros, entre eles as biografias dos ex-governadores Israel Pinheiro e Francelino Pereira, em parceria com o irmão Kao Martins, e A dança da serpente, biografia romanceada de Bárbara Heliodora.
Programação Cinefoot no Museu das Minas e do Metal
Bate-Bola
Local: Praça de Convivência
Data: 5 de junho (quinta-feira), às 19h
Tema: Ronaldinho Gaúcho
Convidados: Sônia Mineiro e Domênico Bhering
Data: 8 de junho (domingo), às 16h (seguido de lançamento do livro “Mineirão”, de Tião Martins)
Tema: Mineirão
Convidados: Thiago Costa e Tião Martins
Exposição “Cidade Cinefoot”
Local: Praça de Convivência do MM Gerdau
Período: 1º de junho a 13 de julho, durante o horário de funcionamento do Museu
Vídeo Instalação “Futebol arte” com o tema Mineirão: concreto, alma e aço
Local: Auditório Bateia
Período: 1º de junho a 13 de julho, durante o horário de funcionamento do Museu
Foto: Tião Martins