O projeto Café das Artes discute "Devir Memória: Cinema e Identidades", com a participação da cineasta, pesquisadora, Mestre e Doutora em Cinema pela USP, Cláudia Mesquita e com o Mestre em Comunicação pela UFMG, pesquisador do CNPq, professor e coordenador do programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG, André Brasil. Quarta-feira, 11 de junho, às 19h 30, no Multiespaço do Oi Futuro (Av. Afonso Pena, 4001). Entrada franca.
Memória e identidade são sempre um devir, um vir a ser, sempre em fluxo, em transformação. O cinema, ao criar imagens que retratam um povo, seus costumes e sentimentos, vai criando, descobrindo ou reforçando identidades. Através do cinema constrói-se uma memória do passado e também do presente, não só com relação a paisagens e edificações, mas principalmente sobre as relações humanas e suas transgressões.
Quando o cinema brasileiro se dispõe a mostrar o Brasil de "verdade" problematiza a questão da representação social e identitária do País. Enxergar a diferença na tela é uma forma de olhar o outro. Muitas vezes, isso causa um estranhamento, um desconforto na sociedade. Nessa edição do Café das Artes, pretende-se conversar sobre filmes que causam esse impacto, que levam “o outro” às telas e o estranhamento causado por essas obras.
Convidados
Cláudia Mesquita é cineasta e pesquisadora. Doutora e Mestra em Cinema pela USP. Foi professora de cinema na Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é professora da UFMG. Dirigiu filmes como Nos olhos de Mariquinha (co-direção de Júnia Torres) e integrou a equipe de cineastas como Eduardo Coutinho (Peões) e Henri Gervaseau (Em Trânsito).
André Brasil é Mestre em Comunicação pela UFMG. Defendeu na ECO/UFRJ, sua tese de doutorado: "Modulação/Montagem: ensaio sobre biopolítica e experiência estética". Realizou estágio doutoral na Universidade Paris 8. É pesquisador do CNPq e professor do Departamento de Comunicação da UFMG, onde coordena o Programa de Pós-Graduação. Integra o Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência, junto ao qual desenvolve o projeto "Formas de vida na imagem: biopolítica, perspectivismo e cinema" (Fapemig - PPM VI). Faz parte da equipe de editores da Revista Devires - Cinema e Humanidades. Diretor do filme “Sobre o Abismo”.
Café das Artes
Realização do instituto duBem Comunicação e Cultura com a curadoria de Luciana de Paula, há 12 anos reúne artistas e estudiosos da arte mineiros e de outros estados para conversar com o público sobre questões candentes da arte. O projeto tem o patrocínio da Oi, Incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, apoio do Instituto Oi Futuro e colaboração da Griffe Elvira Matilde. É realizado com os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Informações e sugestões de temas através em: (31) 8825 0017 ou no site do Instituto.
Foto: Dona Mariquinha