FecharX

Caminhão Museu Sentimentos da Terra - Campus UFMG Pampulha

UFMG - Campus Pampulha

Caminhão Museu Sentimentos da Terra - Campus UFMG Pampulha

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

13/02/14 até 20/02/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 17:00


Entre os dias 13 e 20 de fevereiro, o campus UFMG Pampulha abre visitação gratuita ao Caminhão Museu Sentimentos da Terra. A atração oferece atividades que coincidem com a abertura do semestre letivo na UFMG e que contam a história dos movimentos de luta pela terra no Brasil. São utilizados recursos e equipamentos tecnológicos de informação e entretenimento em ambientes que abrigam grande exposição interativa. 

O museu conta com biblioteca especializada, exposição interativa, contação de histórias, videodocumentários, entre outras atrações. Horário de funcionamento: de 9h às 13h e de 15h às 19h.

Caminhão Museu Sentimentos da Terra
O objetivo é despertar consciência, conhecimento crítico, ideais de justiça e respeito aos direitos da gente do campo, contribuindo para o fim da violência na luta pela terra no Brasil.

A proposta é ainda reunir o rigor historiográfico com linguagem artística acessível a um público diversificado, em metrópoles e pequenas cidades, assentamentos, reservas indígenas e territórios quilombolas.

Conteúdo

No Museu, são apresentados 11 videodocumentários realizados por Gringo Cardia, a partir do conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República. Os vídeos são narrados por nomes significativos da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.

O Espaço da Imaginação é equipado com computadores, acesso à internet, monitor com tela interativa e uma biblioteca especializada, com livros de arte, fotografia, geografia, história, costumes e tradições, além de jornais e revistas.

Já a Exposição Vira-Vira retoma o percurso histórico de oito personagens exemplares dos conflitos no Brasil rural: Visconde do Uruguai, Antônio Silvino, Elizabeth Teixeira, Dom Pedro Casaldáliga, Chico Mendes, Sepé Tiaraju, Leonel Brizola e Euclides da Cunha. Há, ainda, maquetes para contadores de histórias narrarem os movimentos e episódios ligados à luta pela terra.

Na Tenda para Caracterização, por sua vez, os visitantes poderão ser fotografados em cenários elaborados a partir do universo rural, com figurinos próprios aos personagens ligados à questão da terra. Outra atração o caraoquê, formado por seleção de canções sobre a temática.
Caminhão Museu Sentimentos da Terra.

Visitas de grupos devem ser agendadas pelo email: sentimentosdaterra@gmail.com.

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.