FecharX

Casa Fiat de Cultura celebra 120 anos do Santa Tereza

Local não informado

Casa Fiat de Cultura celebra 120 anos do Santa Tereza

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

25/10/20 até 25/10/20

Dom | 13:00 - 14:30


Créditos da imagem: Rodrigo Sabatinelli/ Divulgação

O bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, completa 120 anos em 2020. Cenário de diferentes paisagens urbanas, experiências estéticas, inspirações artísticas, e socialização, a região sempre influenciou músicos e artistas, em especial o movimento musical conhecido como Clube da Esquina. Para celebrar o aniversário, tais temáticas serão abordadas pela Casa Fiat de Cultura no Encontros com Patrimônio – Santa Tereza e Clube da Esquina: Canção, Cidade e Memória, a ser realizado no domingo (25), às 11h. 

Os convidados para o bate-papo virtual são o compositor e  historiador Luiz Henrique Garcia e o músico Telo Borges, que conversam com a historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério. A transmissão será ao vivo, com retirada gratuita de ingressos pela Sympla, as pessoas inscritas receberão o link de acesso por e-mail no momento da inscrição.

No encontro, a historiadora Ana Carolina contará um pouco mais sobre o nascimento e o desenvolvimento do bairro, além do processo de tombamento do Conjunto Urbano do Bairro Santa Tereza pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte e de como a participação ativa da comunidade, que integra a associação de bairro e o Movimento Salve Santa Tereza contribui para preservar a região.

Em seguida, o historiador Luiz Henrique Garcia, que também é autor do blog Massa Crítica Música Popular, falará sobre a relação entre o patrimônio cultural e o espaço urbano, a partir do conceito de lugar e de como a música popular participa, conferindo sentido ao espaço da cidade, mas também se tornando, ela própria, um ponto de referência a partir do qual as pessoas se sentem participantes desse espaço, usando, como exemplo, o Clube da Esquina.

Para encerrar, o músico Telo Borges abordará a história do Clube da Esquina e sua relação com o Santa Tereza e Belo Horizonte. “Por ser um bairro tradicionalmente boêmio e intimista, com bela vista da Serra do Curral, o Santa Tereza sempre trouxe inspiração para movimentos musicais e artísticos e, até hoje, continua sendo uma referência para novas gerações”, finaliza Telo.

Pontos de venda

Sympla.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.