FecharX

Cine Beto Exibe Calabouço 1968 - Um Tiro no Coração do Brasil

Cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas – Cine Beto

Cine Beto Exibe Calabouço 1968 - Um Tiro no Coração do Brasil

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

24/05/14 até 24/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 19:00


O Cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas – Cine Beto – preparou uma programação especial para este sábado, dia 24 de maio. O cinema exibe o filme “Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil”, que retrata a história da morte do estudante Edson Luís no restaurante estudantil Calabouço, fechado pela Ditadura Militar em 1968. Acesso gratuito, a partir de 17h.

O documentário é dirigido pelo cineasta, poeta e documentarista argentino Carlos Pronzato, autor de vários filmes sobre manifestações e líderes populares do Brasil e América Latina. O “Calabouço”, restaurante central dos estudantes, foi o cenário onde se desenrola o estopim das grandes manifestações estudantis que abalaram a ditadura instalada em abril de 1964 no Brasil.

Com cerca de 1 hora de duração, o documentário conta com depoimentos de personalidades que despontaram na época, como o então estudante Vladimir Palmeira, que era presidente da UME (União Metropolitana dos Estudantes), o músico e compositor Sérgio Ricardo, autor da música “Calabouço”, entre tantas outras canções de protesto, o fotógrafo Evandro Teixeira, do Jornal do Brasil e a então estudante da Escola Nacional de Belas Artes e hoje jornalista Dulce Tupy, entre outros.

O documentário resgata a memória do movimento estudantil, no momento em que detonou o processo de manifestações de massa que desembocaram na famosa Passeata dos Cem Mil.

Outras informações: cinebeto32@gmail.com / (31) 8899-0201.

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.