MIS Cine Santa Tereza
R. Estrela do Sul, 89 Santa Tereza - Belo Horizonte/MG
Dia 31/01/2023
Ter | 19:00 - 21:00
As jornadas particulares e a luta coletiva das pessoas transexuais no Brasil são refletidas em três filmes, assinados por homens trans, que integram a mini-mostra Cine Diversidade, em cartaz nesta terça-feira (31/1) no Cine Santa Tereza. Realizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) em parceria com o cinema público e a PBH, o projeto faz exibições mensais de filmes, seguidas de discussões sobre pautas importantes para a sociedade. O tema escolhido para este mês faz alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29/1.
Na tela, três documentários colocam em destaque a voz das pessoas trans no relato de suas próprias experiências. ‘Belize’ (2016), do diretor Lu Hirochi, é sobre um homem transgênero em específico, mas também sobre o fato de que as mortes destes homens sequer são reunidas em um índice específico pelas autoridades no Brasil. Já em ‘Quando a Gente é Junto’ (2018), Hirochi reúne pessoas trans que falam sobre suas vivências de maneira intimista, bem próximas à lente do cineasta. A programação é completa por ‘Preciso Dizer que te Amo’ (2018), de Ariel Nobre, que aborda a relação de jovens trans com o corpo, as noções de sagrado e a questão do suicídio.
As exibições serão seguidas por uma conversa com os realizadores dos filmes, Lu Hirochi e Ariel Nobre, mediada pelo conselheiro do CRP-MG, Gab Almeida M. Lamounier. Os ingressos gratuitos estão disponíveis on-line (neste link), ou pessoalmente na bilheteria do cinema, a partir de 18h30 no dia da exibição.
Cine Diversidade
‘Belize’, ‘Quando a Gente é Junto’ e ‘Preciso Dizer que te Amo’ em sessões comentadas pelos diretores
Terça-feira (31/1) às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Ingressos gratuitos neste link ou na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão