FecharX

Cine Theatro Brasil abre seminário gratuito sobre Praça 7, patrimônio e cultura

Cine Theatro Brasil Vallourec

Cine Theatro Brasil abre seminário gratuito sobre Praça 7, patrimônio e cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

03/08/23 até 03/08/23

Qui | 09:00 - 18:00


Créditos da imagem: Júlia Lanari/Divulgação
Inaugurado em 1932, cinema foi reformado e reaberto como centro cultural em 2013, após seis anos de reformas
Inaugurado em 1932, cinema foi reformado e reaberto como centro cultural em 2013, após seis anos de reformas

Uma das grandes referências arquitetônicas do Centro de BH, o Cine Theatro Brasil Vallourec celebra 10 anos de reinauguração com uma série de atividades culturais prevista para os próximos meses. A primeira delas, marcada para 3/8, é o seminário 'Praça Sete: Patrimônio Vivo', que vai reunir arquitetos, historiadores, especialistas em conservação, autoridades públicas, moradores e comerciantes dos arredores da praça. O evento tem participação gratuita, aberta a todo o público, e vai apresentar quatro linhas de discussão para se pensar o presente e o futuro da região, que é uma das áreas de maior movimento no hipercentro da capital mineira. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Inaugurado em 1932 como um dos prédios mais altos da cidade à época, o Cine Theatro Brasil também era um dos maiores cinemas brasileiros quando abriu as portas. O imóvel foi restaurado e reaberto como espaço cultural em 2013, após seis anos de reformas, e tornou-se um símbolo da ocupação atual no hipercentro. "Para além do teatro, conseguimos fazer com que se tornasse um centro cultural vigoroso que abarca todas as mais diversas manifestações artísticas da atualidade. A retomada das atividades, dez anos atrás, foi um marco histórico para a cultura mineira e de todo o país", observa a gerente do Cine Theatro, Sandra Campos.

A presença do centro cultural no coração da cidade provocou mudanças na distribuição de eventos e manifestações artísticas pela região, que hoje também abriga iniciativas como o festival de arte pública Cura, além de espaços como Sula e Mira!. Antes delas, há as expressões que sempre tiveram a Praça Sete como cenário – Feira Hippie e Quarteirão do Soul aos domingos são apenas alguns exemplos – além de imóveis históricos e comércios quase tão antigos quanto a própria praça. 

Partindo deste cenário, o seminário do Cine Theatro Brasil Valllourec propõe quatro mesas de discussão: "Como o patrimônio está integrado às políticas públicas para o hipercentro de BH?", "Presença da Cultura e a vitalidade do Centro", "Eventos que abraçam o hipercentro" e "Nova cena empreendedora do hipercentro". Os debates contarão com convidados como o presidente da Câmara Municipal Gabriel Azevedo, a secretária municipal de Cultura Eliane Parreiras, o presidente do Sebrae-MG e da CDL-BH, Marcelo de Sousa e Silva, o diretor de pessoas da Vallourec, Adriani Damazio e o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.

O encerramento do seminário fica por conta de João Candido Portinari, filho único do pintor paulista (1903-1962) e presidente do Projeto Portinari, que fomenta há anos a divulgação e circulação das obras do mestre modernista. Ele apresenta palestra com o tema "A alegria (e o desafio) de manter o patrimônio acessível e amado" – e deve abordar detalhes da exposição 'Guerra e Paz', com os murais de seu pai, que foi a grande peça de reinauguração do Cine Theatro há 10 anos.

Seminário 'Praça Sete: Patrimônio Vivo'
Quinta-feira (3/8) de 9h às 18h no Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 - Centro)
Participação gratuita com inscrições pelo Sympla
Público alvo: representantes do hipercentro de BH, artistas e produtores culturais, professores e estudantes universitários, gestores públicos e privados ligados ao patrimônio, historiadores
Mais informações: 31 3201-5211

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.