Rua da Passagem
Rua da Passagem, s/n° Serra - Belo Horizonte/MG
De 02/12/2023 até 03/12/2023
Sáb | 12:00 - 20:00
Dom | 12:00 - 18:00
Criações assinadas por 12 cozinheiras e cozinheiros de regiões periféricas da capital estrelam o menu do Circuito Gastronômico de Favelas, com programação cultural que inclui shows e sessão de cinema, neste sábado e domingo (2 e 3/12), na comunidade da Serra. A seleção de pratos traz delícias como a língua recheada com arroz do campo e banana chips, feita por Lia da Barragem Santa Lúcia, ou ainda o frango com pó de quiabo elaborado pela Wanusa, do Morro do Papagaio. “Nos últimos sete anos, o evento contou com a participação de mais de 50 mil pessoas em torno da gastronomia, da música e da alegria, contribuindo para o desenvolvimento humano e social de comunidades. Nosso evento promove uma conexão entre pessoas, o resgate de histórias, de receitas de família e estimula a criatividade”, comemora a idealizadora do projeto, Danusa Carvalho. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.
A festa começa no sábado (2/12), Dia Nacional do Samba, com uma grande roda puxada pelo cantor e compositor Thiago Delegado e seu Delegas Samba Clube, a partir das 15h. Mais tarde, o cavaquinista Fernando Bento comanda uma viagem pelo melhor do samba com convidados como Álvaro Ferr e Manu Dias. Também passam pelo Circuito no mesmo dia outros talentos da música belo-horizontina como Aline Calixto, Júlia Rocha, Fabinho do Terreiro, Raquel Moreira, Andrezza Duarte, Tavinho Leoni e Fernanda Fernandes. Por fim, o longa ‘Marte Um’ ganha sessão gratuita e aberta às 19h.
A programação de domingo (3/12) é encabeçada pelo cantor, compositor e instrumentista Dé Lucas, cria da comunidade da Serra e pai do ator Cícero Lucas, protagonista de ‘Marte Um’ (2022). Dono de um extenso repertório autoral de sambas que impressiona pela versatilidade e ousadia, o músico sobe ao palco às 14h e é sucedido por Manu Dias às 16h, com show que revisita mais de 15 anos de carreira da intérprete.
Outros pratos e cozinheiros que estarão nesta edição do Circuito Gastronômico de Favelas são a feijoada senzala, pela Dirce do Alto Vera Cruz; lanceta, feito pela Lora do Barreiro; pastel Trem de Minas, criação do Diones do Barreiro; trio da lua, receita da Luana Andrade, da Vila Estrela; suado ancestral, prato da Vanessa, do Beco; Romney Batista, do Morro das Pedras, elabora a sua torta de frango; peixe frito do Isaías, da Vila Conceição; uma paella preparada pela Dri, da Vila Conceição; bombons e tortas diversas da Alê Lucia, da Vila Aparecida; e o embolado berrante, criação da Marlene, do Taquaril.
Circuito Gastronômico de Favelas
2 e 3/12 na Rua da Passagem, comunidade da Serra
Sábado de 12h às 20h, domingo de 12h às 18h
Entrada gratuita, sem retirada de ingressos
Mais informações pelo Instagram do circuito