FecharX

De Banda Para a Arte

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/07/14 até 10/07/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:00


A CEIA – Centro de Experimentação e Informação de Arte realiza o projeto "De Banda Para a Arte", que dá nova cara à tradicional “quermesse”. Nos dias 29 de junho e 10 de julho, a Funarte MG (R. Januária, 68. Floresta) recebe o evento, que contará com artistas locais e de outras partes do país, com trabalhos marcados pela experimentação artística nas áreas de vídeo, música, performance e artes plásticas.

Como em uma quermesse, o público será convidado a experimentar pratos da culinária local durante shows musicais e exibições de vídeo, além de performances artísticas, nas quais a comida será utilizada como eixo norteador das apresentações. As ações integram a programação do Projeto Funarte Grande Área, com curadoria de Xico Chaves e Luiza Interlenghi.

De 11 de junho a 31 de julho, além de Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo recebem ações envolvendo 13 artistas visuais, cujos repertórios transitam pelas diversas linguagens presentes hoje no campo das artes visuais contemporâneas, com destaque para intervenções urbanas, projeções em grande escala, performances, videoarte e grafite.

Dia 29 de junho, domingo, de 19 às 22h
Duas mostras darão início às atividades em Belo Horizonte, sendo a Mostra de vídeos e a Mostra de performances. A Mostra de vídeos – Espaços à mostra apresentará trabalhos de conhecidos nomes da cena audiovisual mineira, ao lado de realizadores de outros estados brasileiros, além de uma produção portuguesa. A seleção apresenta uma temática contemporânea de artistas que atuam com a videoarte e documentários experimentais. Entre os destaques estão “Vó Maria”, de Tomás von der Osten, vencedor do prêmio da crítica na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes; “Space Dust”, de Sávio Leite, vencedor do prêmio do júri popular no Vivo Arte.Mov 2012; e “Aquele Cara”, de Dellani Lima, prêmio Curta Minas na última edição do Festival Internacional de Curtas de Horizonte.

A Mostra de performances apresentará artistas de Belo Horizonte, que têm a prática da performance como norteadora da carreira artística. Entre os nomes convidados estão a artista plástica Marta Neves e a bailarina, coreógrafa e diretora Dudude. Neste dia, uma barraca oferecerá ao público pratos e bebidas típicas de Minas Gerais.

Dia 10 de julho, quinta-feira, de 19 às 22h
Três bandas civis de música serão convidadas para um desafio: um concerto conjunto no qual uma responderá ao desempenho musical da outra. Dentre elas estão Filarmônica 1º de Maio e Banda Carlos Gomes. O artista plástico Guilherme Morais será o mestre de cerimônias, regendo o concerto-desafio coletivo. No entorno das apresentações musicais serão montadas cinco tendas. Cada uma delas apresentará o trabalho de um artista, em que a comida será o eixo norteador da performance. Dentre os convidados estão a artista plástica e chef Agnes Farkasvolgyi; o artista plástico, performer e cantor erudito Marc Davi; e o grupo Indigestão, que trabalha na transversalidade entre cozinha e audiovisual, formado pelos artistas Clarice Steinmuller, Guto Valentin, Noemi Assumpção, Rafael Machado e Rafael Perpétuo.

Mais do que ser oferecida como degustação, a comida será trabalhada como forma de sensibilizar o público para novas maneiras de ver a fome e o prazer de saborear um prato. A ideia do alimento será revertida em desenhos, esculturas e experiências performativas, nas quais o público será convidado a ser parte da experiência.

Foto: Performance DesDobra(Dudude)

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.