FecharX

Dia dos Avós Casa Fiat de Cultura

Local não informado

Dia dos Avós Casa Fiat de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

26/07/20 até 26/07/20

Dom | 12:00


Créditos da imagem: Bruna Sanhes

Dizem que os avós são mães e pais com um pouquinho a mais de açúcar. Justamente por isso, essas figuras tão importantes no dia a dia das famílias têm uma data só para eles! Em homenagem aos vovôs e às vovós, a Casa Fiat de Cultura preparou, para 26 de julho, quando se comemora o Dia dos Avós, uma programação on-line especial. 

Às 10h, haverá contação de história com a escritora Júlia Medeiros, autora do livro A Avó Amarela, vencedor do Prêmio Jabuti 2019. Às 11h, o Encontros com o Patrimônio deste mês recebe Tatiana de Azevedo, diretora executiva do Museu dos Brinquedos. Ela conversa com Ana Carolina Ministério, historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, sobre o tema “De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos”. Os dois encontros serão realizados no YouTube da Casa Fiat de Cultura. Para participar, basta se inscrever na Sympla. Toda a programação é gratuita.  

Em A Avó Amarela (ÔZé Editora, 2018), livro de estreia de Júlia Medeiros, com ilustrações de Elisa Carareto, memórias e lirismo são mesclados para narrar um almoço de domingo em família na casa da personagem que dá nome à obra. A partir do ponto de vista da neta, somos transportados para esse cenário, que, por meio de sutilezas e detalhes comuns a tantas famílias brasileiras, estimula leitores e leitoras a refletirem sobre os afetos que circundam a figura matriarca. “O livro é sobre minha infância com a avó Esmeralda. Ele fala um pouco sobre esse encontro de gerações em um almoço de domingo e de como o afeto pode fazer o cotidiano ficar encantado”, destaca Júlia. 

O Encontros com o Patrimônio “De avós para netos: heranças e tradições dos brinquedos” será às 11h. Ana Carolina Ministério, historiadora e educadora da Casa Fiat de Cultura, fará um percurso pela história da infância e a importância do brincar, apresentará brinquedos, brincadeiras e práticas tradicionais, como marionetes, papagaio de papel e carrapeta (adaptação brasileira do peão), além de destacar os brinquedos como importante ferramenta histórica e de diferenciação cultural pelo mundo. Para enriquecer a conversa, a Casa Fiat de Cultrua convida Tatiana de Azevedo, diretora executiva do Museu de Brinquedos, que resgatará as memórias afetivas da própria família, por meio do Museu, fundado por sua avó, Dona Luisa. 

Ela participará da transmissão diretamente do Museu dos Brinquedos, de onde mostrará objetos exemplares emblemáticos, como uma boneca alemã de 1915, e uma coleção dos anos 1980, que conta com os bonecos Fofão e Topo Gigio, dentre outros personagens que marcaram essa geração. Ao abordar a história dos brinquedos e o moco como o brincar contribui para dar real valor a esses objetos, o bate-papo online pretende instigar as famílias a criar novas conexões, por meio das brincadeiras, independentemente do espaço disponível em casa. “Neste momento de isolamento social, o trabalho de valorização de brinquedos e brincadeiras ganha ainda mais importância. Brincar é uma ferramenta para crianças, pais e avós aliviarem sentimentos como o medo e a insegurança, além de despertar a alegria”, defende Tatiana. 

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.