Cine Santa Tereza
R. Estrela do Sul, 89 Santa Tereza - Belo Horizonte/MG
Dia 25/04/2023
Ter | 19:00 - 20:00
Um caminho de 578 quilômetros costumava ligar Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, até o porto de Caravelas, distrito de Ponta de Areia na Bahia. Instalada na década de 1880, a Estrada de Ferro Baiminas foi desativada por decisão da ditadura militar em 1966 – deixando para trás o comércio que prosperava às margens dos trilhos, rompendo a conexão entre os municípios do Vale e levando à falência de vários estabelecimentos comerciais. Estas transformações são retratadas pelo documentário ‘Estrada Natural’, de Emerson Penha, que estreia em BH nesta terça-feira (25/04), às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). Entradas gratuitas estão disponíveis pelo Sympla.
O filme recorre a depoimentos de maquinistas que trabalharam na linha e moradores das cidades afetadas pela desativação para revelar a importância que a estrada de ferro teve e o impacto causado por sua ausência. “A marca cultural deixada pela ferrovia, as transformações sociais que se anunciavam e foram abandonadas repentinamente e os sinais indeléveis da estrada, mais de meio século depois de sua erradicação, são tema de reflexão que o documentário traz à tona”, observa o diretor.
A narrativa de Emerson também traz falas de quem registrou, na cultura popular, a importância da Baiminas. Fernando Brant (1946-2015), que cobriu o assunto como repórter da Revista Cruzeiro, inspirou-se na história da ferrovia para escrever a letra da canção ‘Ponta de Areia’, de onde saiu o título do filme. Além dele, Milton Nascimento e a escritora Adélia Prado também dão seus depoimentos sobre a antiga ligação entre os dois estados e os impactos culturais deixados após o encerramento da estrada de ferro.
‘Estrada Natural’, de Emerson Penha
Sessão nesta terça (25/04) às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Entradas gratuitas disponíveis neste link
Duração: 55 minutos. Classificação: livre