O Centro Cultural Lá da Favelinha
promove mais uma edição do Favelinha Fashion Week neste domingo (5), às 17h, no
Beco Passarela, no Aglomerado da Serra. Desta
vez, o evento é produzido pelo Projeto Garota Hacker, que trabalha para fortalecer
iniciativas empreendedoras, promover o empoderamento e combater a pobreza,
principalmente, entre jovens, mulheres não brancas e comunidades LGBTQ+ no
Aglomerado da Serra, a terceira maior favela do Brasil.
O evento de moda surgiu para
promover marcas independentes da comunidade local, grupos culturais e a economia
criativa.
A edição deste ano também conta com o apoio da marca Remexe, que adota
a metodologia upcycling em suas
produções, utilizando, por exemplo, jeans usados para confeccionar
outras peças. Quem quiser ajudar nessa empreitada pode doar peças sem lycra, como calças masculinas e femininas, jaquetas, saias,
vestidos. O endereço de entrega é o do Centro
Cultural Lá da Favelinha, na rua Doutor Argemiro Rezende Costa, 193, no bairro Novo São
Lucas.
Durante o ano, ainda acontecerão outras
duas edições do Favelinha Fashion Week, uma em Londres, na Inglaterra, e outra
em São Paulo.
Garota Hacker
Garota Hacker é um novo projeto
de tecnologia criativa e impacto social que auxilia empreendimentos liderados por mulheres predominantemente não brancas, moradoras do Aglomerado da
Serra, em Belo Horizonte. Resultado de uma parceria entre a companhia de teatro
e artes digitais britânica ZU-UK, o Centro Popular de Conspiração Gargarullo e
o Centro Cultural Lá da Favelinha, o projeto foi criado especificamente pelos
diretores da ZU-UK para integrar as propostas do DICE Collaboration Grant, um
novo prêmio do British Council que abrange Brasil, Egito, África do Sul,
Paquistão e Indonésia.
A partir das abordagens realizadas pela ZU-UK e outros parceiros nacionais, o Garota Hacker vai promover o desenvolvimento pessoal, profissional e de projetos das participantes. Para isso, a companhia vai usar ferramentas e metodologias que desenvolveu nas duas últimas décadas, a fim de aumentar a produtividade e qualidade dos produtos e de modo a focar nas pessoas enquanto artistas.