Eventos

Feirinha Aproxima volta a reunir destaques da gastronomia com entrada gratuita

Museu Histórico Abílio Barreto - Cidade Jardim

Av. Prudente de Morais, 202 Cidade Jardim - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 02/03/2024

Sáb | 10:00 - 17:00


Créditos da imagem: Victor Schwaner/Divulgação
Würscha, releitura mineira do pão com linguiça ao estilo alemão, é uma das iguarias selecionadas pelo festival
compartilhe

De volta à ativa, a Feirinha Aproxima faz sua primeira edição do ano neste sábado (2 de março), das 10h às 17h, nos arredores do Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim). Dedicado à valorização do pequeno produtor e ao fortalecimento da gastronomia regional, o evento volta a reunir expositores importantes da cena local como Pitza 1780, Classe A, Restaurante do Porto e Alcici Cozinha Árabe, além de enaltecer o trabalho de profissionais como os chefs Ederson Campos, Cidinha Lamounier e Alê Mendonça. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

Gostinho de Minas

Entre as muitas delícias reunidas pela Feirinha, destaca-se a Würscha – uma releitura do “pão com linguiça” ao estilo alemão, mas com a garantia de sabores 100% mineiros graças à linguiça e ao queijo Minas, ambos artesanais. Os drinks são uma atração à parte, com receitas exclusivas baseadas no premiado rótulo mineiro O’Gin. 

O crescente setor das cervejas artesanais no estado também estará representado, com diversas opções assinadas por Krug Bier, Slod, Albano’s, Laut, Verace, Mythic e Vinil. A tradicional Sorveteria Universal responde pelas sobremesas do evento, que tem espaço reservado para as crianças se divertirem. A Feirinha Aproxima também é pet friendly, ou seja, os animais de estimação são bem-vindos.

10 anos de feira

Além de abrir a programação anual do projeto, a edição deste fim de semana dá largada nas comemorações pelos 10 anos da Feirinha Aproxima. “Chegar aos 10 anos é uma alegria imensa. O Projeto Aproxima nasceu com a missão de unir pessoas por meio da comida e da cultura, e ver esse propósito se fortalecer ao longo do tempo é motivo de grande satisfação”, celebra o chef Eduardo Maya, idealizador e curador da Feirinha.

Fundado em julho de 2014, o evento conquistou espaço no calendário cultural da cidade ao longo de uma década e já ocupou espaços como Mercado Novo, Expominas, Parque do Palácio das Mangabeiras e Casa Fiat de Cultura, além de praças como Liberdade, Assembleia e JK. Todas as edições ao longo de 2024 integrarão as celebrações pelo aniversário da iniciativa. “Espero que possamos surpreender ainda mais, mantendo a tradição de oferecer eventos de qualidade, unindo a comunidade em torno da nossa rica culinária. Temos um ano inteiro para comemorar a primeira década de sucesso da nossa Feirinha”, diz o chef Maya.