Cinema

Filme sobre Dom Phillips tem sessão comentada pelo diretor Daniel Camargos em BH

Cine Santa Tereza

R. Estrela do Sul, 89 Santa Tereza - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 22/09/2023

Sex | 19:00 - 20:00


Créditos da imagem: Repórter Brasil/Divulgação
Daniel Camargos e Dom Phillips: repórter mineiro foi à Amazônia em busca de respostas sobre morte do amigo
compartilhe

No documentário ‘Relato de um Correspondente da Guerra na Amazônia’, os assassinatos do jornalista inglês Dom Phillips (1964-2022) e do indigenista Bruno Pereira (1980-2022) são ponto de partida para uma reflexão sobre o papel dos repórteres que cobrem conflitos na região, além dos riscos a que estes profissionais se submetem para executar o árduo trabalho. Parceiro de reportagens e amigo de Phillips, o belo-horizontino Daniel Camargos seguiu a trilha do britânico até o lugar onde o crime ocorreu, no Vale do Javari, em busca de respostas. Voltou de lá com material para o filme recém-lançado, dirigido por ele e pela documentarista Ana Aranha, que é também um tributo ao companheiro e um registro pessoal. “Fazer esse documentário foi muito doloroso, sem dúvida. Mas também foi fundamental para encontrar o sentido de ser repórter”, ele admite. A produção ganha sessão comentada por Camargos nesta sexta-feira (22/9), às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). Ingressos gratuitos estão disponíveis no Sympla e estarão na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão.

Daniel conduz e narra em primeira pessoa o filme, realizado pela agência de notícias independente Repórter Brasil. Em uma hora de documentário, o repórter mineiro embarca em uma jornada com poucas respostas concretas, onde os questionamentos são a parte fundamental. “O encontro com a morte do amigo, a busca por sentido para a profissão de repórter e a tentativa de dar continuidade ao trabalho do Dom, são passos que dou ao longo do documentário que tem um tom reflexivo”, explica Camargos. 

Ex-diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e duas vezes ganhador do Prêmio Vladimir Herzog (2022 e 2020), Daniel conheceu Dom Phillips no Pará, em 2019, quando ambos cobriam uma criação ilegal de gado em área desmatada. Em certo ponto do filme, depois de ouvir e sofrer com a brutalidade das revelações sobre o trágico fim do amigo assassinado e esquartejado, o jornalista chega a se questionar se “vale a pena seguir adiante”.


Relatos de um Correspondente da Guerra na Amazônia
Sessão comentada pelo diretor Daniel Camargos
Sexta-feira (22/9) às 19h no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Ingressos gratuitos no Sympla e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão
Classificação: 16 anos