FecharX

Futebol e Arte

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

11/06/14 até 27/06/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 16:00


De 11 a 27 de junho, o Cine Sesc Palladium recebe a Mostra Futebol e Arte, reunindo três documentários sobre grandes craques da bola: “Garrincha, alegria do povo”, de Joaquim Pedro de Andrade; “Isto é Pelé”, de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto; e “Maradona”, dirigido pelo cineasta sérvio Emir Kusturica. As sessões acontecem sempre às 19h.

Além do relato íntimo trazido por esses três filmes, a mostra também exibe dez curtas-metragens que retratam, cada um a seu modo, a relação do brasileiro com a bola, incluindo o clássico Perigo Negro, de Rogério Sganzerla.

A entrada é gratuita, com retirada de ingressos com 2h de antecedência. O espaço está sujeito à lotação.

Confira abaixo a programação completa:

11/06 às 19h e 25/06 às 19h: Garrincha, Alegria do povo, Joaquim Pedro de Andrade - Brasil – 1963, 58 min. Classificação: livre.

Vida e carreira de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos para muitos, simplesmente “o Maior”. No ano de produção, Garrincha estava no auge e seus dribles desconcertantes nas copas do mundo de 1956 e 1962.

13/06 às 19h e 26/06 às 19h: Isto é Pelé, Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto - Brasil – 1974, 75 min. Classificação: livre.

A imagem de Pelé correndo numa praia de Santos junta-se à ovação no Maracanã. No estádio, o público saúda a volta olímpica do jogador em sua despedida da seleção brasileira de futebol. São mostrados a seguir episódios de sua carreira, nas copas do mundo de 1958 (na Suécia), de 1962 (no Chile), de 1966 (na Inglaterra) e de 1970 (no México), além de jogos nacionais, e mais de 100 gols dos mil e alguns que marcou em 18 anos de carreira.

15/06 às 19h e 27/06 às 19h: Maradona, Emir Kusturica - Espanha/França – 2008, 93 min. Classificação: 14 anos.

Um dos atletas mais polêmicos, o argentino Diego Arnaldo Maradona, considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, conhecido pelo seu enorme talento, mas também pelas declarações controversas, ganha um retrato íntimo filmado pelo premiado diretor iugoslavo Emir Kusturica, grande fã de futebol e do craque.

Dia 18/06 às 19h: Sessão de curtas: Bola na tela. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos.

Futebol, a paixão nacional, sempre foi tema de constante interesse do público e dos cineastas brasileiros. Serão apresentados quatro ficções que abordam o assunto com leveza e humor, destacando Os Fiéis (diversos prêmios no Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2003) e o clássico Perigo Negro, dirigido por Rogério Sganzerla. Além desses, Comprometendo a atuação, de Bruno Bini, e Izune, de Frederico Cardoso.

Dia 22/06 às 19h: Sessão de curtas: Futebol, paixão nacional. Duração: 105 min. Classificação: 12 anos.

Neste programa de curtas-metragens, o binômio futebol e cinema é considerado estratégico para a construção de um sentimento de nacionalidade brasileira. Os seis filmes (Loucos de futebol, de Halder Gomes; O mundo segundo Silvio Luiz, de Andre Francioli; Gaviões, de André Klotzel; Rádio Gogó, de José Araripe Jr.; Mauro Shampoo - jogador, cabeleireiro e homem, de Paulo Henrique Fontenelle e Leonardo Cunha Lima; Barbosa, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado) não só focam o futebol como demonstram a enorme contribuição oferecida pelo esporte nacional para a história social, política e econômica do país. Embora diferenciados em seus formatos e linguagens – uns são genuinamente documentários, outros ficcionais - , todos tratam de uma questão crucial para o pensamento filosófico popular brasileiro: o futebol é o ópio do povo?

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.