FecharX

Guardas de Moçambique e Congo 13 de Maio

Sesc Palladium - Centro

Guardas de Moçambique e Congo 13 de Maio

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

26/03/16 até 26/03/16

Sab | 17:30


Créditos da imagem: Divulgação

As Guardas trazem ao SESC uma apresentação com cantos da tradição do Reinado. Em uma homenagem à Dona Isabel Cassimira, Rainha Conga do Reino, falecida em junho de 2015, sua família e outros integrantes entoarão em especial aqueles cantos de que ela mais gostava. Aqui e ali, pontuarão a apresentação com pequenos relatos sobre a vivência no Rosário, permitindo que o público conheça um pouco mais de sua tradição. A apresentação é gratuita e ocorre no dia 26 de março, a partir das 15h30, no Sesc Palladium (Avenida Augusto de Lima, 420 - Centro)

Um pouco mais sobre o Reino Treze de Maio:

Grande representante do Reinado na cidade de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, o Reino Treze de Maio teve início em 1944 no bairro Concórdia em Belo Horizonte/MG, com a fundação da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário por Maria Cassimira das Dôres, ou Vovó Cassimira, como era carinhosamente conhecida. Em 2000, Ephigênio Cassimiro, filho de Vovó Cassimira, edificou a Guarda de Congo Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário. Com o falecimento de Vovó Cassimira, em 1984, sua filha Isabel Cassimira, herdou a coroa de Rainha Conga, tendo ficado responsável pela condução das festas do Reinado até 2015, ano de seu falecimento. Dona Isabel foi também Rainha Conga do Estado de Minhas Gerais, título que denota ainda mais sua importância não só para a comunidade local, mas também regional e nacional. Em dezembro de 2015 foi coroada Rainha do Congo Isabel Casimira, filha mais velha de Dona Isabel, que junto a seus irmãos Margarida, Ricardo, Antonio e Reginaldo, assim como aos demais integrantes do Reino, dão prosseguimento ao legado recebido.

Intervenção "Retrato Substantivo Feminino"

O projeto visita o Reino Treze de Maio, local onde foi parcialmente criado, para uma intervenção que tem por mote uma homenagem a Dona Isabel. Neste dia que é a abertura oficial do Reino, quando, após a Quaresma, as Guardas voltam a tocar seus tambores, Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile, idealizadoras do projeto, propõem a exibição de alguns vídeos produzidos junto a Dona Isabel, com imagens feitas por ela mesma e outras integrantes da guarda, assim como imagens da festa do Reinado no ano de 2010.

Classificação: livre

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.