FecharX

Mostra Internacional de Dança Horizontes Urbanos chega a sua 8ª edição com conteúdo virtual

Local não informado

Mostra Internacional de Dança Horizontes Urbanos chega a sua 8ª edição com conteúdo virtual

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

15/07/21 até 18/07/21

Qui, Sex, Sab, Dom | 03:00 - 08:00

Qui, Sex, Sab | 22:00 - 01:55


Créditos da imagem: Fernanda Vallois

A mostra internacional de dança em espaços urbanos Horizontes Urbanos, que já é uma referência no segmento, acontecerá até 18 de julho de 2021, de maneira totalmente virtual, sempre a partir das 23h. Toda a programação será transmitida gratuitamente pelo canal oficial do evento no Youtube. O tema deste ano – A noite de cada um – propôs aos artistas participantes uma provocação de interação com a cidade durante o período da noite. Para compor a programação, além das intervenções convidadas pela Mostra, o Horizontes Urbanos abriu uma convocatória que recebeu propostas em número recorde de diversas cidades do Brasil e de outros países.

A situação de saúde pública pela qual estamos passando, fez com que a edição seja planejada para ocorrer totalmente de maneira virtual, e vai oferecer uma programação entre apresentações de atrações artísticas, rodas de conversa e oficina de formação em dança. Para Wagner Tameirão, um dos idealizadores da mostra, “o virtual está nos proporcionando uma oportunidade de olhar sobre a cidade e sua relação com as intervenções de dança. Se antes a Mostra dependia da relação com a arquitetura e os personagens da cidade, como transeuntes e os outros diversos habitantes da cidade, neste momento de pandemia o exercício deve ser direcionado para a relação entre artista e cidade diante do cenário de isolamento social.”

Jacqueline de Castro, co-idealizadora da Mostra, explica o tema escolhido para esta edição, A noite de cada um: “Já estávamos pensando em modificar o horário de realização da mostra, para que pudéssemos investigar a relação entre os corpos dos bailarinos com a cidade no período noturno, identificando personagens que mantém viva a cidade como entregadores de delivery, coletores de lixo, motoristas de transporte por aplicativos, entre outros. Com a situação atual da pandemia, realizar as gravações das intervenções à noite também garantiu ao projeto maior segurança, pois não promovemos aglomerações com as apresentações acontecendo durante o dia.”

Seguindo a proposta da relação com a noite de cada um, a programação vai acontecer com ações que vão até de madrugada. Primeiro, às 23h, vão ser realizadas as lives com as transmissões das apresentações, que vão contar com intervenções de artistas de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Nova York e Tel Aviv. Nesses mesmos encontros, após as apresentações, arquitetos/urbanistas foram convidados para proporem aos artistas participantes da noite uma provocação sobre a relação da dança com a cidade, em debates ao vivo. Essas lives serão reprisadas no dia seguinte sempre às 5h da manhã. Uma parceria com o projeto Dança em Foco vai garantir a transmissão de vídeos-dança entre 1h e 5h da manhã dos dias 15, 16, 17 e 18 de julho. Para completar a programação, uma oficina gratuita com Leonel Brum, diretor do Dança em Foco, vai ocorrer nos dias 15 e 16 de julho, das 20h às 22h.

Programação Horizontes Urbanos


15/7

- 1h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco

- 5h – Reprise da live da noite anterior

- 20h às 22h – Oficina Dança para tela: corpo, imagem e movimento, com Leonel Brum (inscrições gratuitas pelo link da Bio do Instagram @horizontesurbanosbh, até esta quarta, 14)

- 23h – Live

- "Inverno" - Joana Correa & Joana Ribeiro (Nova York e Rio de Janeiro)

- "FÊMEA' - Silvia Maia (BH)

- "Desvios tático-estratégicos para sobreviver à vida urbana" - Grupo Três em Cena (Senador Canedo/GO)

- Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação do arquiteto e professor Adriano Mattos.

 

16/7

- 1h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco

- 5h – Reprise da live da noite anterior

- 20h às 22h – Oficina Dança para tela: corpo, imagem e movimento, com Leonel Brum

- 23h – Live

- "RESID(u)O" - Eudes Gomes (BH)

- "Estudos para um corpo árvore" - Thiago Cohen (Salvador)

- "Um Rio que não dorme" - Diogo Nascimento (Rio de Janeiro)

- "O Vigia" - Núcleo de Criação Rosa Antuña (BH)

- Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação da arquiteta e professora Viviane Zerlotini da Silva.

 

17/7

- 1h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco

- 5h – Reprise da live da noite anterior

- 23h – Live

- "Two Room Apartment" - Niv Sheinfeld & Oren Laor (Tel Aviv/Israel)

- "PLAYGROUND" - Cia.Nósláemcasa (BH)

- Capítulo 1: ...olhar para além do que se vê...um convite a percepção... - Andreza Aguida (São Paulo/SP)

- Fórum de debate entre os artistas da noite, com a participação/provocação do arquiteto Fernando Maculan.

 

18/7

- 1h às 5h – Exibição de vídeos dança do projeto Dança em Foco
- 5h – Reprise da live da noite anterior

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.