Arte

Museu no Aglomerado Santa Lúcia abre exposição com obras de três artistas

Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu)

Rua Santo Antônio do Monte, 708 Vila Estrela/Santo Antônio - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 10/06/2023

Sáb | 13:00 - 16:00

Ter, Qui | 13:00 - 17:00


Créditos da imagem: Acervo pessoal/Reprodução
O fotógrafo Vitú de Souza apresenta 'Nagôs & Njilas', seleção de 42 imagens autorais que expressam potência do povo preto
compartilhe

Criações de três artistas belo-horizontinos ocupam por um mês o Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), no Aglomerado Santa Lúcia, em exposição do prêmio Dona Generosa – cujo nome é homenagem à artesã, bonequeira e benzedeira (1916 – 2011) que foi referência para a comunidade. As obras de Vitú de Souza, Iza Reys e Fabiano Valentino (Pelé) ocupam diferentes espaços do museu e apresentam ao visitante um diálogo entre produções periféricas de naturezas diversas, como literatura, fotografia e muralismo. A entrada é gratuita e o museu funciona às terças e quintas, de 13h às 17h.

Selecionados através de edital, os criadores por trás da mostra emprestam da linguista e escritora Conceição Evaristo o conceito de “escrevivências”. Em resumo, trata-se de elaborar narrativas sobre ancestralidade e memória da população negra com bastante afeto e acessibilidade, exaltando aspectos positivos, para muito além das histórias de dor, racismo e opressão. 

Iza Reys expõe a obra ‘ÉBÓ’, instalação de poemas, colagens e audiovisual inspiradas e embaladas pelo universo do slam. Poeta, escritora e produtora, Reys começou nas competições de poesia falada, que correm junto com a cultura das batalhas de rima, e integra o coletivo Afrolíricas. 

Fabiano Valentino, artista e líder comunitário do Morro do Papagaio que é mais conhecido como Pelé, leva sua longa experiência como muralista  ao Muquifu. São painéis que falam diretamente à comunidade, e por ela têm sido reconhecidos há muitos anos. Já o fotógrafo Vitú de Souza apresenta ‘Nagôs & Njilas’, seleção de 42 imagens que retratam pessoas negras a partir de sua potência, força e memória. 

Exposição do Prêmio Dona Generosa 
Obras de Vitú de Souza, Iza Reys e Fabiano Valentino (Pelé)
Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) – R. Santo Antônio do Monte, 708 – Vila Estrela
Entrada gratuita sem retirada de ingresso
Funciona às terças e quintas, de 13h às 17
Agendamento para grupos: (31) 98270-9668
Mais informações pelo Instagram do museu