FecharX

Noite de autógrafos do livro Mineirão

Godofrêdo Bar

Noite de autógrafos do livro Mineirão

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/06/14 até 10/06/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:30


O jornalista e escritor Tião Martins realiza noite de autógrafos do livro "Mineirão", no Godofrêdo Bar. Este é o 25º título da série "BH. A cidade de cada um", da Conceito Editorial. Dia 10 de junho, terça-feira, às 19h 30.

Do primeiro jogo e o medo da torcida ao sentir o estádio vibrando, ao novo Mineirão, recém reformado para a Copa do Mundo, Tião Martins foi atrás dos bastidores da construção, da origem do carinhoso apelido e até mesmo dos vestígios de uma profecia que pregava uma catástrofe no estádio e descobriu que o gigante da Pampulha tem muita história pra contar.

Sob o olhar de Tião Martins, o Mineirão é um caldeirão no qual fluíam e onde se confrontavam os desejos, as tentações e as contradições da jovem metrópole mineira, em um período de intensas transformações sociais. Era um tipo novo, urbano, que se apresentava nas arquibancadas do espaço mais democrático de Belo Horizonte. Velhos e jovens. Pais e filhos. Rapazes e moças. Para as últimas, e para escândalo da Tradicional Família Mineira, o Mineirão parecia perfeitamente adequado ao espetáculo semanal dos shorts e saias curtas, das cores fortes e dos cabelos soltos e rebeldes, dos ritmos trepidantes, dos novos bares. O estádio que transformou o futebol de Minas certamente nos mostrou, sem que esperássemos, uma nova torcida: um novo mineiro.

O autor - Tião Martins
Em meio século de jornalismo, Tião Martins foi repórter, editor, redator e diretor de redação de grandes jornais mineiros (Estado de Minas, Diário de Minas e Hoje em Dia). Atuou também em jornais cariocas (Jornal do Brasil e Última Hora). Publicou mais de 40 livros infantis, didáticos e juvenis, já esgotados. Em parceria com o irmão Kao Martins, escreveu o ensaio histórico-jornalístico Caminhos de Minas e as biografias dos ex-governadores Israel Pinheiro e Francelino Pereira. Como cronista, manteve a coluna no semanário Jornal de Shopping e, durante três anos, publicou crônicas diárias no Hoje em Dia. Além disso, lançou o livro A dança da serpente, biografia romanceada de Bárbara Heliodora. Em parceria com o jornalista Alberto Sena, é coautor do livro Passos de uma paixão – Dídimo Paiva e a dignidade no jornalismo, editado pela Conceito Editorial.

BH. A cidade de cada um
Idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião, a série tem como objetivo resgatar a memória afetiva da cidade por meio da crônica literária. Os escritores, tendo como ponto de partida sua própria história de vida, falam sobre lugares, fatos e personagens, sem se prender à história oficial. Em 2011, a coleção BH. A cidade de cada um foi contemplada com o Prêmio Gentileza Urbana do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB-MG). O prêmio faz parte de uma campanha que visa estimular iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida urbana, criando e recriando a cidade mais amável, aprazível e humana.

Os leitores e todos aqueles que queiram enriquecer a memória do bairro encontram no website www.bhdecadaum.com.br um espaço para contar as suas próprias histórias.

Foto: Tião Martins

Shows

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.