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Orquestra Sesiminas Musicoop apresenta “Centenário Piazzolla”, concerto de abertura da programação de 2021

Teatro Sesiminas

Orquestra Sesiminas Musicoop apresenta “Centenário Piazzolla”, concerto de abertura da programação de 2021

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

26/05/21 até 26/05/21

Qua | 22:00 - 00:00


Créditos da imagem: Rafael Motta

A Orquestra Sesiminas Musicoop completa 35 anos em 2021, e nesta quarta-feira (26) abre a tradicional série “Sempre às Quartas” com “Centenário Piazzolla”, concerto em homenagem a um século de nascimento do compositor argentino. A apresentação começa às 20h, no palco do Teatro Sesiminas (sem a presença do público), e terá transmissão, ao vivo, pelo canal do Youtube da Orquestra Sesiminas Musicoop. O concerto conta com a participação do pianista Robério Molinari e traz composições de Astor Piazzolla, Alberto Ginastera (Buenos Aires), Wagner Tiso e Villa-Lobos. A regência e direção artística são de Felipe Magalhães. Classificação indicativa: livre.

“Nossa orquestra vai onde o povo está. Pátios de indústria, escolas, comunidades, creches, hospitais e asilos. Fora a inserção na cena artística mineira e nacional, com participação em eventos de envergadura e festivais internacionais. Tudo feito com qualidade, por um corpo estável e experiente de instrumentistas, de alto nível técnico”, se orgulha Marco Antônio Maia Drumond, maestro aposentado da orquestra, responsável por sua fundação, em 1986.

Felipe Magalhães, atual regente e diretor artístico da Sesiminas Musicoop, acrescenta que “uma orquestra que se propõe a fazer, desde a sua criação, a aproximação com públicos diversos, não pode se limitar a um tipo de repertório ou outro. Nesse sentido, abrir o ano homenageando Piazzolla, tem tudo a ver com a história da nossa orquestra. O artista argentino sintetiza o erudito e o popular de forma original. Na minha opinião, um dos compositores mais importantes da música latina no século XX”, afirma.

Nascido em Mar del Plata, Astor Piazzolla (1921-1992) foi ainda criança para Nova Iorque, onde estudou música clássica com o pianista e maestro russo Sergei Rachmaninoff. Desde então, Piazzolla passa a praticar Bach no Acordeão. Quando volta para casa, o tango de Carlos Gardel explodia na Argentina. Recém-chegado, o artista decide se aventurar também no gênero, à sua maneira. “Ele transforma a música cantada e dançada, em algo mais profundo, simplesmente para ser ouvida”, comenta Felipe Magalhães.  Na época, o compositor foi criticado em seu país pelos puristas do tango, mas acabou por ganhar reconhecimento internacional. “A bossa nova consagrou a música brasileira porque trouxe para o samba uma roupagem clássica. Piazzolla faz o mesmo com o tango. Ele está para a Argentina assim como Tom Jobim para o Brasil”, afirma.

O programa do concerto abre com “As quatro estações portenhas”, conjunto de tangos argentinos compostos por Astor Piazzolla. “É como ele imagina as estações do ano vividas pelos habitantes de Buenos Aires”. A segunda peça é “La danza de la moza donosa” (A Moça Bela), composta por Alberto Ginastera - professor de Piazzolla e outra grande referência da vertente musical erudita, na argentina. Originalmente composta, em 1937, para piano solo, a obra de Ginastera traz um conjunto de danças nacionais. “É uma peça dançada, um sentimento de valsado. Ela tem graça, melodia expressiva e uma parte central mais sentida e vibrante”, diz Felipe Magalhães.

O concerto encerra com “Mandu-çarará”, recriação de Wagner Tiso a partir da obra de Villa Lobos. O músico mineiro passeia pelo tema da ‘Fantasia’ do compositor erudito, construindo uma versão bem brasileira, que mescla clássico e popular. “A peça representa a liberdade que a música tem na sua expressão, podendo romper fronteiras, entre o tradicional e o moderno, o erudito e o popular. O que faz dela também próxima à maneira de compor de Piazzolla”, afirma o maestro. 

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