Como parte da programação paralela da exposição "Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro", a Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10. Funcionários) realiza a palestra "Barroco em Ouro". Ministrada pelo curador brasileiro da mostra e presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo. Quarta-feira, dia 25 de junho, às 19h 30.
O evento faz um comparativo entre a força da prata em Nápoles e a importância da madeira e do ouro no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais. Serão contemplados também o contexto cultural da época e o legado da produção artística dos mestres escultores, que surgiram nesse ambiente tão favorável à arte sacra.
O artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o primeiro a revelar uma expressão brasileira de arte, ao reinventar padrões e atingir um estilo próprio, recebe atenção especial. O público também conhecerá um pouco mais sobre os autores nascidos em Portugal, Xavier de Brito e Vieira Servas, e dos mineiros Mestre de Piranga e Mestre Valentim, que contribuíram para a fortuna artística do século do ouro.
Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Presidente do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura. Jornalista, escritor e advogado, foi prefeito de Ouro Preto, Minas Gerais, por três mandatos e secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais no período de 1999 a 2002. Exerceu, interinamente, o cargo de ministro da Cultura do Brasil e dirigiu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.
Foto: Angelo Oswaldo, presidente do Ibram