FecharX

Série Ideias #EmCasaComSesc aborda a gestão de espaços alternativos para a produção cultural

Local não informado

Série Ideias #EmCasaComSesc aborda a gestão de espaços alternativos para a produção cultural

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

06/05 até 06/05

Qui | 16:00 - 17:00


Créditos da imagem: Divulgação

A série Ideias, promovida pelo Sesc, traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tencionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do Youtube do Sesc, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nesta quinta-feira (6), o programa aborda a gestão de espaços alternativos para a produção cultural. Os espaços alternativos para as produções culturais são lugares de trocas de experiências e processos de gestão cultural. Esses lugares buscam formas de sustentabilidades por meio de editais de incentivo à cultura, patrocínios, redes colaborativas, trabalhos coletivos, dentre outros. Muitos são pequenos e possuem as características de um lar, com potencialidades no acolhimento, afeto, refúgio, história e formação. Nesse momento, em razão da pandemia causada pelo coronavírus, esses locais estão utilizando plataformas virtuais com proposições de seminários, palestras, encontros, cursos; ações programáticas como formas de resistência para aquecer e evidenciar os resultados coletivos.

O encontro vai falar sobre esses espaços culturais, muitos concebidos como uma casa, um lar. Para tanto, algumas das ideias do filósofo Gaston Bachelard (1884-1962), expressas na obra "A Poética do Espaço", serão propostas para reflexões. A pesquisa nomeada "Córtex: estudos sobre a auto-organização no campo da arte no Brasil" é outro tema a ser abordado. Um exemplo de rede coletiva e colaborativa, a "Rede Oceano", será apresentado como forma possível de organização e sustentabilidade.

Participantes:

Gabriel Kafure da Rocha - doutor em Filosofia pela UFRN, professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano |Campus Petrolina.

Maíra Endo - graduada em artes visuais pela Unicamp e em administração de empresas pela PUC/Campinas e especialista em Gestão Cultural pela Universitat Internacional de Catalunya em Barcelona.

Henrique Santos - artista visual formado pela FMU, especialista em Gestão Cultural pelo CELACC/USP, cofundador da Rede Oceano Cultural.