FecharX

Terças Poéticas - Casa Una de Cultura

Casa Una de Cultura

Terças Poéticas - Casa Una de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

15/04/14 até 15/04/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:00


Nesta semana, o projeto Terças Poéticas conta com a participação do presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, e do músico Celso Adolfo. No centro de debates, a obra de Darcy Ribeiro, Rolando Boldrin e canções inspiradas em Sagarana, de Guimarães Rosa. Dia 15 de abril, às 19 horas, na Casa Una de Cultura. Entrada gratuita, mediante distribuição de senha uma hora antes.

Olavo Romano
Natural do distrito de Morro do Ferro, município de Oliveira, Olavo Romano é formado em Direito, com mestrado em Administração, proficiência em Inglês e professor. Como servidor público, aposentou-se no cargo de procurador do estado. Escritor consagrado e autor de obras diversificadas, é conhecido por unir os casos mineiros à poesia. Em suas sete publicações “Casos de Minas”, “Minas e seus casos”, “Dedo de prosa”, “Prosa de mineiro”, “Os mundos daquele tempo”, “Um presente para sempre” e “Memórias meio misturadas de um jacaré de bom papo”, focaliza o jeito, a fala e a vida interiorana de Minas.

Celso Adolfo
Cantor e compositor, Celso Adolfo é natural de São Domingos do Prata. Na estrada desde 1983, teve experiências com diversos conjuntos vocais e com trilhas sonoras durante a década de 70. Seu primeiro trabalho “Coração Brasileiro” (1983) foi produzido por Milton Nascimento, que incluiu a faixa-título em seu disco “Anima”. Em 1988 gravou seu segundo disco “Feliz” e dois anos depois lançou "Anjo torto", o primeiro CD independente do país, masterizado em Nova York. Ao longo de sua trajetória percorreu várias cidades no Brasil e no exterior, sempre interpretando as suas composições.

Atualmente, desenvolve projeto musical inspirado no livro de contos “Sagarana”, publicado por João Guimarães Rosa em 1946. Em 2012, ele foi convidado para participar da inauguração do Museu Sagarana, em Itaguara (MG), e justamente nessa oportunidade surgiu a ideia de compor músicas totalmente inspiradas nessa grande obra. O repertório programado para as Terças Poéticas inclui algumas canções como “Faquinha quicé”, inspirada no conto “Corpo Fechado”; “Novau da Sarapalha”, baseado no conto “Sarapalha” e “Milho no papo”, que cita uma quadrinha do conto “A hora e vez de Augusto Matraga”.

Os homenageados Darcy Ribeiro e Rolando Boldrin

Darcy Ribeiro - Mineiro de Montes Claros, Darcy Ribeiro (1922-1997) foi antropólogo, escritor e político brasileiro conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação . Sua produção na área cultural e educacional deixou marcas no país através da criação de universidades e centros culturais. Viveu em vários países da América Latina onde conduziu programas de reforma universitária, com base nas ideias que defende no livro “A Universidade Necessária”. Com obras traduzidas para diversos idiomas, figura entre os mais notórios intelectuais brasileiros. Suas principais publicações versam sobre os temas: etnologia, antropologia, educação, romances e ensaios.

Rolando Boldrin – nascido em São Joaquim da Barra, em São Paulo, Rolando Boldrin é músico, ator, poeta e apresentador de TV. Estreou na carreira musical nos anos de 1960, participando de um disco da cantora Lurdinha Pereira, que logo se tornou sua esposa e produtora de seus discos. Foi pioneiro na realização de programas de televisão dedicados a música brasileira autêntica, de inspiração regional. Como grande poeta e contador de causos, destaca-se na literatura com as publicações: “Empório Brasil”, “Contando Causos”, “Rolando Boldrin – Palco Brasil”, “Proseando Causos do Brasil”, “Vamos tirar o Brasil da gaveta” e “Histórias de amar o Brasil – 50 anos de carreira artística”. Atualmente,  apresenta o programa Sr. Brasil da TV Cultura.

O projeto Terças Poéticas é aprovado pela Lei Rouanet, patrocínio do BDMG Cultural, produção e realização Anome Livros, Soll Produções e Casa Una. A direção e curadoria é assinada pelo idealizador Wilmar Silva de Andrade.

Foto: Wilmar Silva de Andrade

Eventos

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.