FecharX

Terças Poéticas - Casa Una de Cultura

Casa Una de Cultura

Terças Poéticas - Casa Una de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

20/05/14 até 20/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:00


Na edição desta semana, o projeto Terças Poéticas lança o documentário "Belo Horizonte de Poesias". A obra foi organizada por Juacêni Abreu, com os poetas Ana Elisa Ribeiro, Bruno Brum, Kiko Ferreira, Marcelo Dolabela, Murilo Badaró e Wilmar Silva de Andrade. Dia 20 de maio, às 19 horas, na Casa Una de Cultura. Entrada gratuita, mediante distribuição de senha uma hora antes.

João Diniz - Experimentações em trabalhos com fotografias, vídeos, desenhos, música e literatura. Essa será a tônica de sua apresentação, com várias obras publicadas, o arquiteto e poeta focará em seus dois últimos projetos “Visible Cities” (2013) e “Ábaco” (2011).

Juacêni Abreu - Nascido em Bom Jesus da Lapa (Bahia) e residente na capital mineira há mais de 20 anos, o historiador e poeta lança o curta-metragem “Belo Horizonte de Poesias”. Falará também sobre suas obras “O buraco infinito” (2007), “L formas de amar” (2009), “Palavras ao vento” (2010) e “Sopro de sentimentalidades” (2013); publicadas de forma independente.

Francesco Napoli - Poeta, compositor, guitarrista e professor, vai dialogar com o poeta Donizete Galvão por meio da poesia de Carlos Drummond de Andrade. Ele aproximará a literatura de ambos utilizando a sonoridade da guitarra e samplers em contato direto com o rock 'n' roll.

Donizete Galvão (1955-2014)
Mineiro de Borda da Mata, foi poeta e jornalista. Mudou para São Paulo em 1979 para estudar e na década seguinte começou a conciliar o trabalho como redator da Editora Abril – onde trabalhou por quase 30 anos. A partir daí começou a ser reconhecido pela poesia paulistana. Foi influenciado desde cedo por poetas modernistas mineiros como Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Henriqueta Lisboa (1904-1985) e Murilo Mendes (1901 – 1975). Seu livro de estreia, "Azul navalha" (1988) recebeu o prêmio de revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte, além de ser indicado ao Prêmio Jabuti. Depois, vieram "As faces do rio" (1991), "Do silêncio da pedra" (1996), "A carne e o tempo (1997)", "Ruminações" (2000), "Mundo mudo (2003)" e o mais recente, "O homem inacabado" (2010), finalista do Portugal Telecom e segundo colocado do Prêmio da Bienal de Poesia de Brasília. Também publicou dois livros infantis "Mania de bicho" e "O sapo apaixonado".

O projeto Terças Poéticas é aprovado pela Lei Rouanet, patrocínio do BDMG Cultural, produção e realização Anome Livros, Soll Produções e Casa Una. A direção e curadoria é assinada pelo idealizador Wilmar Silva de Andrade.

Eventos

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.