FecharX

Terças Poéticas - Casa Una de Cultura

Casa Una de Cultura

Terças Poéticas - Casa Una de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

27/05/14 até 27/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 21:00


Na edição desta semana, o projeto Terças Poéticas presta homenagem ao escritor "menino" Fernando Sabino. Uma reverência às obras "Encontro Marcado" e "O Grande Mentecapto", com a presença do seu filho, Bernardo Sabino. Dia 27 de maio, às 19 horas, na Casa Una de Cultura. Entrada gratuita, mediante distribuição de senha uma hora antes.

Um dos maiores escritores e cronistas do século XX, Fernando Sabino foi o último a deixar o quarteto mineiro de escritores integrado por Hélio Pellegrino (1924-88), Otto Lara Resende (1922-92) e Paulo Mendes Campos (1922-91). Teve dezenas de obras publicadas sendo “O Encontro Marcado” (1956), seu livro de maior sucesso e “O Grande Mentecapto” (1979), obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti. 

Acompanhado do primo Milo Sabino, autor e diretor de teatro, Bernardo Sabino vai declamar trechos de obras de Fernando Sabino. Haverá ainda exibição de dois curtas-metragens “Encontro marcado com Sabino” (26’) e “Galinha ao Molho Pardo” (7’). O primeiro, dirigido por Marinho Antunes, Feliciano Coelho e pelo próprio Bernardo, traz depoimentos de amigos do autor como Carlos Heitor Cony, Alcione Araújo, Fernando Pimentel e outros, que revelam particularidades da vida e obra de Fernando Sabino.

O curta-metragem “Galinha ao molho pardo” retrata o primeiro capítulo do livro “O menino no espelho”, que conta a história do garoto Fernando vivendo uma aventura divertida para salvar uma galinha de ser preparada ao molho pardo no almoço de domingo. O filme, dirigido por Feliciano Coelho, foi premiado no 11th Brazilian Film Festival of Miami, levando os prêmios de melhor direção de arte (Silvana Coelho), melhor roteiro adaptado (Javier Galindo) e eleito pelo público o melhor curta-metragem.

Encontro marcado com Fernando Sabino
Bernardo Sabino vai falar também sobre seu projeto “Encontro marcado com Fernando Sabino”, cujo objetivo é recuperar e difundir o legado deixado por seu pai. Desde 2008, vem percorrendo as estradas de Minas Gerais levando o escritor, sua vida e sua obra às crianças mineiras matriculadas na rede escolar. Segundo ele, a iniciativa já passou por mais de 50 cidades atendendo cerca de 500 mil alunos.

O projeto permanece 30 dias em cada município e é realizado em duas etapas. Na primeira, uma articulação com a prefeitura e a secretaria de educação de cada município viabiliza nas escolas a promoção de atividades pedagógicas e artísticas dos alunos em torno da obra de Sabino. O diretor do projeto visita cada escola e interage com professores e alunos, incentivando-os a expressar, individualmente ou em grupo, sua visão do escritor.

A segunda etapa é uma exposição multimídia sobre Fernando Sabino, com um excelente acervo – fotos, objetos pessoais, e uma rica cenografia retratando momentos da sua vida. A esse acervo são incorporadas as manifestações artísticas – textos, canções, encenações, artes plásticas, grafite e outras mídias – criadas pelos estudantes durante a primeira etapa do projeto. A exposição abriga também atividades lúdicas e artísticas, abrindo espaço para a interação dos alunos com artistas locais.

Novos projetos estão sendo programados, o primeiro, já com data marcada (4 de junho), ocorrerá na Lagoa do Nado, Bernardo adianta que será uma grande exposição retratando os 90 anos de nascimento de Fernando Sabino. Outro acontecimento será o Centro de Referência Permanente de Fernando Sabino a ser abrigado por um ano no Jardim Zoológico. Este espaço será palco de apresentações culturais, artísticas e oficinas. Por último, o Parque Ecológico que promoverá também uma série de eventos recreativos e educativos com a temática sobre vida e obra do autor. 

O projeto Terças Poéticas é aprovado pela Lei Rouanet, patrocínio do BDMG Cultural, produção e realização Anome Livros, Soll Produções e Casa Una. A direção e curadoria é assinada pelo idealizador Wilmar Silva de Andrade. Nos meses de junho e julho, o projeto dá uma pausa e retoma sua intensa programação, em comemoração aos seus 10 anos de história, no mês de agosto. 

Eventos

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.