FecharX

Tião Martins lança Mineirão - Status Livraria, Café & Cultura

Status Livraria, Café & Cultura

Tião Martins lança Mineirão - Status Livraria, Café & Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

17/05/14 até 17/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 13:00


O jornalista e escritor Tião Martins lança o livro "Mineirão"na Status Livraria, Café & Cultura. Este é o 25º título da série "BH. A cidade de cada um", da Conceito Editorial. Dia 17 de maio, sábado, às 11 horas.

Do primeiro jogo e o medo da torcida ao sentir o estádio vibrando, ao novo Mineirão, recém reformado para a Copa do Mundo, Tião Martins foi atrás dos bastidores da construção, da origem do carinhoso apelido e até mesmo dos vestígios de uma profecia que pregava uma catástrofe no estádio e descobriu que o gigante da Pampulha tem muita história pra contar.

Sob o olhar de Tião Martins, o Mineirão é um caldeirão no qual fluíam e onde se confrontavam os desejos, as tentações e as contradições da jovem metrópole mineira, em um período de intensas transformações sociais. Era um tipo novo, urbano, que se apresentava nas arquibancadas do espaço mais democrático de Belo Horizonte. Velhos e jovens. Pais e filhos. Rapazes e moças. Para as últimas, e para escândalo da Tradicional Família Mineira, o Mineirão parecia perfeitamente adequado ao espetáculo semanal dos shorts e saias curtas, das cores fortes e dos cabelos soltos e rebeldes, dos ritmos trepidantes, dos novos bares. O estádio que transformou o futebol de Minas certamente nos mostrou, sem que esperássemos, uma nova torcida: um novo mineiro.

BH. A cidade de cada um
Idealizada pelos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião, a série tem como objetivo resgatar a memória afetiva da cidade por meio da crônica literária. Os escritores, tendo como ponto de partida sua própria história de vida, falam sobre lugares, fatos e personagens, sem se prender à história oficial. Em 2011, a coleção BH. A cidade de cada um foi contemplada com o Prêmio Gentileza Urbana do Instituto dos Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB-MG). O prêmio faz parte de uma campanha que visa estimular iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida urbana, criando e recriando a cidade mais amável, aprazível e humana.

Os leitores e todos aqueles que queiram enriquecer a memória do bairro encontram no website www.bhdecadaum.com.br um espaço para contar as suas próprias histórias.

O autor - Tião Martins
Em meio século de jornalismo, Tião Martins foi repórter, editor, redator e diretor de redação de grandes jornais mineiros (Estado de Minas, Diário de Minas e Hoje em Dia). Atuou também em jornais cariocas (Jornal do Brasil e Última Hora). Publicou mais de 40 livros infantis, didáticos e juvenis, já esgotados. Em parceria com o irmão Kao Martins, escreveu o ensaio histórico-jornalístico Caminhos de Minas e as biografias dos ex-governadores Israel Pinheiro e Francelino Pereira. Como cronista, manteve a coluna no semanário Jornal de Shopping e, durante três anos, publicou crônicas diárias no Hoje em Dia. Além disso, lançou o livro A dança da serpente, biografia romanceada de Bárbara Heliodora. Em parceria com o jornalista Alberto Sena, é coautor do livro Passos de uma paixão – Dídimo Paiva e a dignidade no jornalismo, editado pela Conceito Editorial.

Os outros títulos da série
Lagoinha, de Wander Piroli
Mercado Central, de Fernando Brant
Estádio Independência, de Jairo Anatólio Lima
Rua da Bahia, de José Bento Teixeira de Salles
Fafich, de Clara Arreguy
Parque Municipal, de Ronaldo Guimarães
Praça Sete, de Angelo Oswaldo de Araújo Santos
Livraria Amadeu, de João Antonio de Paula
Sagrada Família, de Manoel Lobato
Pampulha, de Flávio Carsalade
Cine Pathé, de Celina Albano
Caiçara, de Jorge Fernando dos Santos
Carmo, de Alberto Villas e Lourdes, de Lucia Helena Monteiro Machado
Colégio Sacré Coeur de Marie, de Marilene Guzella Martins Lemos
Carlos Prates, de Humberto Pereira
Morro do Papagaio, de Márcia Cruz
Maletta, de Paulinho Assunção
Montanhez, de Márcio Rubens Prado
Santa Tereza, de Libério Neves
Serra do Curral, de Luís Giffoni
Serra, de Nereide Beirão
Padre Eustáquio, de Jeferson de Andrade
Centro, de Antonio Barreto

e

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.