FecharX

UFMG Talks em casa celebra 300 anos de MG

Local não informado

UFMG Talks em casa celebra 300 anos de MG

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

24/11/20 até 24/11/20

Ter | 21:00


Créditos da imagem: T photography/ shutterstock

Não há Drummond sem Itabira; Fernando sem Sabino; zunido de vento sem Pedro Nava; atravessamento sem Adélia Prado ou silêncio das ondas sem Ana Martins Marques; ah!, tantas e quantas estrofes por este caminho de pedras... E nem pensar Milton sem “tons geniais”; Skank e Pato Fu sem Sepultura; travessias sem o Clube da Esquina. “Uai, sô!”; boteco, torresmo, jiló frito sem fígado acebolado, quitanda, quermesse, quaresma, goiabada sem queijo, “cafezinho” sem rapadura! E o Galo sem a Raposa, não é, Vander Lee? E “do lado esquerdo do peito”, guardadinho num cantinho especial, o Coelho.

Para comemorar os 300 anos de Minas Gerais, um estado recheado de boa cultura e história, o UFMG Talks em casa recebe a visita da professora Márcia Almada, da Escola de Belas Artes, e do professor José Newton Meneses, do Departamento de História, em um encontro que acontecerá amanhã (24), às 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página no Facebook.

A prosa será sobre as origens da nossa cozinha, que remonta à época em que os tropeiros cruzavam os sertões. Reconhecida como patrimônio cultural imaterial, a culinária mineira é marcada pela fartura e pelos sabores; suas receitas, transmitidas de geração em geração e guardadas a sete-chaves, são parte viva da nossa cultura, do jeito mineiro de ser.

Como bons mineiros, os convidados farão essa conversa render! Por isso, além de todas essas informações sobre a nossa deliciosa gastronomia, os professores completarão o bate-papo falando sobre a arte de restaurar manuscritos do séc. XVIII, também conhecidos como iluminuras. Trabalho este, realizado na universidade.

 

Sobre os convidados

Márcia Almada é professora da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenadora do Laboratório de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos e Fílmicos (LaGrafi). Suas pesquisas se desenvolvem no campo da cultura escrita em abordagem interdisciplinar.

José Newton Meneses é professor do Departamento de História da UFMG e diretor do Centro de Estudos Mineiros, onde pesquisa a história de Minas Gerais no século XVIII e XIX, abordando temas relacionados à alimentação e aos ofícios mecânicos e artesanato.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.