Festas

Virada da Liberdade: veja programação de shows e atrações do réveillon gratuito

Praça da Liberdade - Funcionários

Praça da Liberdade, s/nº Funcionários - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Gratuito Data

Dia 31/12/2023

Dom | 18:00 - 23:59

Seg | 00:00 - 00:30


Créditos da imagem: Secult/Divulgação
Palácio da Liberdade receberá projeções, luzes e maior show de drones já realizado no país, segundo organização
compartilhe

A celebração pela chegada de um novo ano volta a ocupar um dos cartões postais de BH com a Virada da Liberdade, que reúne programação de shows e outras atrações culturais no entorno da Praça da Liberdade, com entrada gratuita, a partir das 18h deste domingo (31/12). O evento retorna com uma estrutura maior que a da edição anterior e promete apresentar, no momento da virada, o maior show de drones já realizado no Brasil. “Ampliamos os espaços dos shows, aproveitamos a decoração natalina do Circuito Liberdade e oferecemos uma programação abrangente. Quem passar pela Praça da Liberdade, na virada do ano, vai sentir a empolgação de um ano repleto de oportunidades para todos. Será uma festa linda com uma mensagem de paz”, antecipa o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.

Dividida em quatro setores no entorno do Palácio da Liberdade, a escalação de atrações abre com programação para a criançada, que a partir das 18h acompanha a Viradinha com o Bloquim duBem no espaço Alamedas. No mesmo setor, que fica no meio da praça, cozinheiras convidadas vão preparar diante do público releituras de pratos tradicionais da cozinha mineira. Ao fim do processo, a plateia poderá degustar os pratos. 

Confira o que muda no trânsito da Região Centro-Sul para realização da Virada

A tradição das bênçãos e das benzedeiras, que representam o sincretismo religioso em Minas, integrará a festa com intervenção do Bloco Afro Magia Negra. A agremiação convida a organização Yiaminas, que reúne mulheres ligadas ao Reinado e nações do candomblé do Brasil no estado, para um ritual de energias positivas que envolve toque de tambores ancestrais, clarins, água de cheiro, banho de pipoca e muita dança. 

O setor Alamedas ainda recebe o Afoxé Illê Odara, além de cortejos do Samba do Queixinho e congados que vão conduzir o público até o Palácio, onde Nany People apresentará a cerimônia da virada até a contagem regressiva. A queima de fogos foi substituída por uma apresentação com drones sincronizados, projeções na fachada do imóvel histórico e um sofisticado jogo de cores e iluminação. O público receberá lanternas de LED para se juntar à comemoração. “Será um show tecnológico que iluminará o céu de Belo Horizonte nos primeiros instantes do novo ano, trazendo um visual espetacular para a celebração”, garante Oliveira.

Montado na Avenida Brasil, o Palco Minas recebe shows e DJs a partir das 19h, encerrando com apresentação da sambista Adriana Araujo quando a virada do ano estiver próxima. O carnaval de rua, uma das riquezas culturais de BH, também tem espaço garantido no Palco Gerais, que estará na Praça José Mendes Júnior. O espaço recebe atos importantes da folia na capital, como Bloco da Calixto e Baile da Dri. A cena de música eletrônica, outro traço importante na vida cultural da cidade, será representada no Lounge Liberdade, em frente ao Palácio, onde DJs e VJs combinam seus trabalhos a partir das 19h.

O icônico coreto da Praça da Liberdade será preparado para receber simpatias e bons desejos, que também podem ser escritos e amarrados nos galhos de uma Árvore dos Desejos que será montada por lá. A decoração ainda inclui cenários instagramáveis e um trajeto ornamentado por letras em luzez de led, com palavras positivas para a entrada de um novo ano. O evento contará com uma área de alimentação e foodtrucks, mas também é permitido levar alimentos e cooler com bebidas para consumo próprio. Pets na coleira são bem-vindos. É proibido o uso de caixas de som e fogos de artifício.

Impulsionado por uma edição de estreia bem-sucedida, o evento realizado pelo Governo de Minas com apoio da PBH espera receber 30 mil pessoas neste ano. A festa também funciona como vitrine para os potenciais culturais da capital mineira, uma maneira de apresentar ao público o que a cidade tem a oferecer para quem a visita. “Enxergamos a Virada da Liberdade como um produto turístico, e o turismo é política de estado neste governo, além de uma potência na geração de emprego e renda”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo.

Programação

Alamedas (Praça da Liberdade)
18h Viradinha -Bloquim duBem
19h Cozinha Viva Mineira
20h Bloco Afro Magia Negra apresenta Yiaminas
21h Afoxé Illê Odara
23h Samba Queixinho

Lounge Liberdade (Em frente ao Palácio da Liberdade)
19h DJ Melissa e VJ Pedreiro
21h30 VJ 1MPAR
23h:55 Virada com show de drones e luzes – apresentação de Nany People

Palco Minas (Av. Brasil)
19h Pagode das Mina
19h50 DJ Camis
20h10 RAP 100 Kô
20h40 DJ Camis
21h Samba da Baixinha
22h DJ Camis
22h15 Adriana Araújo

Palco Gerais (Praça José Mendes Júnior)
19h Baile da Dri
20h10 Dj Vini Brown
20h30 Bloco da Calixto
21h40 Dj Vini Brown
22h Swing Safado + Sarah Guedes

Virada da Liberdade
Domingo (31/12) de 18h às 00h30 na Praça da Liberdade arredores
Entrada gratuita, sem retirada de ingressos
Confira mais informações no Instagram do evento