Eventos

Xote, baião e forró: tudo sobre o desfile de 10 anos do bloco Pisa na Fulô

north_east Site oficial

Via 710

Via 710, Bairro Dom Joaquim - Belo Horizonte/MG

Evento encerrado
Data

Dia 04/03/2025

Ter | 16:00


Créditos da imagem: Beth Freitas
A representatividade feminina é destaque, o bloco conta com ala de dança, produção e bateria majoritariamente composta por mulheres A representatividade feminina é destaque, o bloco conta com ala de dança, produção e bateria majoritariamente composta por mulheres

Iris Aguiar

|
13/02/25 às 14:52
compartilhe

O Bloco Pisa na Fulô, pioneiro na fusão do forró com o Carnaval de rua, completa uma década de história em 2025. Para marcar a data, o grupo traz o tema “Ser tão Belô”, um tributo à conexão entre o bloco e a folia belo-horizontina. O cortejo que promete reunir mais de 100 mil foliões, será realizado na terça-feira, 4 de março, na Via 710, no bairro Dom Joaquim, região Nordeste de BH.

Marina Faria, produtora do bloco, explica a inspiração do tema deste ano: “‘Ser tão Belô’ é sobre viver a cidade, ocupar os espaços públicos e fortalecer laços por meio da cultura popular. O Pisa na Fulô cresceu junto com o Carnaval de Belo Horizonte e, mais do que nunca, queremos celebrar essa caminhada coletiva”.

Como parte das comemorações, o bloco lança um hino oficial, composto por Drica Mitre, que será apresentado na abertura do cortejo. A canção destaca três pilares da identidade do Pisa na Fulô: Belo Horizonte, o forró e a força feminina. O bloco conta com uma estrutura formada majoritariamente por mulheres, incluindo a regente da bateria, as cantoras e a equipe de produção.

O desfile de 2025 também fará um resgate da trajetória do bloco, com referências às edições passadas e eventos que ajudaram a consolidar sua identidade. O momento também reserva uma participação especial surpresa, trazendo um artista alinhado à proposta de valorização da cultura popular.

Sobre o Pisa na Fulô

Criado em 2015, o Pisa na Fulô surgiu de forma espontânea, com uma roda de som modesta, e cresceu a ponto de mobilizar multidões. Hoje, conta com trio elétrico, figurinos temáticos, ala de perna-de-pau e um cortejo repleto de cenografia e performances.

No cortejo de 2025, o Pisa na Fulô irá relembrar toda a sua trajetória, incluindo os cortejos, eventos e bailes realizados nos anos anteriores - (foto: Beth Freitas)
No cortejo de 2025, o Pisa na Fulô irá relembrar toda a sua trajetória, incluindo os cortejos, eventos e bailes realizados nos anos anteriores(foto: Beth Freitas)

Musicalmente, o Pisa na Fulô é marcado pelos ritmos nordestinos, como xote, baião, forró, xaxado e rastapé. A bateria incorpora instrumentos tradicionais, como zabumba, triângulo, agogô de coco, caixa e ganzá.

Além de promover a ocupação artística dos espaços públicos, o bloco defende pautas sociais, como igualdade de gênero, luta contra o racismo, direitos LGBTQIAPN+ e direito à moradia. Seu objetivo é manter viva a tradição da cultura popular, ao mesmo tempo em que promove encontros democráticos e acessíveis para a população.

Serviço

Bloco Pisa na Fulô – 10 anos

  • Cortejo

Data: Terça-feira, 4 de março
Local: Via 710 – Dom Joaquim
Concentração: 16h

  • Ensaio Aberto

Data: Domingo, 16 de fevereiro, das 10h às 12h
Local: Mercado de Santa Tereza