No dia 06 de janeiro, segunda-feira, o Sesc realiza o Encontro de Violas, Folias e Foliões. Ao todo, nove grupos de Folias de Reis de BH e do interior de Minas, se reunirão no quarteirão fechado da Praça Sete, onde acontecerá o evento, que busca valorizar e promover uma das mais importantes tradições do estado: a Folia de Reis. A partir das 17h.
Tradição
Folia de Reis, reisado ou Companhia de Reis é um folguedo popular tradicional, que acontece através de uma representação teatral cênica que conta a história da viagem dos Reis Magos à gruta de Belém.
É também um ato religioso, sagrado e, ao mesmo tempo, folclórico. Folclórico porque não é ligado ao proselitismo de uma religião específica, mas é expressão da religiosidade à luz da cultura popular tradicional.
A Folia de Reis chegou ao Brasil com os portugueses e aqui se espalhou por todas as regiões brasileiras. Em Minas Gerais ocorre, tanto nos pequenos povoados, como nas grandes cidades. São, aproximadamente, 4 mil companhias de reis entre os centros urbanos e zonas rurais do estado.
Folias participantes
Folia de Reis dos Conterrâneos – Bairro Industrial – Contagem
Folia de Reis Estrela do Oriente – Bairro 1º de Maio – BH
Folia de Reis D. Guidinha – Bairro Caiçara – BH
Folia de Reis São João Evangelista – Bairro Serra – BH
Folia de Reis da cidade de Lagoa Santa
Folia de Reis do Bairro Santa Rita – Santa Luzia
Folia de Reis do Bairro Aparecida – BH
Folia de Reis de Ibirité
Caravana de Reis Santana do Pirapama