FecharX

Festival gratuito ocupa a Savassi para exaltar culinária mineira e viola caipira

Praça da Savassi

Festival gratuito ocupa a Savassi para exaltar culinária mineira e viola caipira

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

05/05 até 05/05

Dom | 10:00 - 19:00


Créditos da imagem: Nereu Jr/Divulgação
Made in Minas Gerais enaltece cultura do estado através da gastronomia, destacando Queijo Minas Artesanal e viola como riquezas locais
Made in Minas Gerais enaltece cultura do estado através da gastronomia, destacando Queijo Minas Artesanal e viola como riquezas locais

Evento que celebra a cozinha mineira como patrimônio do estado, o Made in Minas Gerais chega à quarta edição com entrada gratuita neste domingo (5 de maio), das 10h às 19h, na Praça da Savassi. O festival deste ano homenageia a viola caipira como um ícone da mineiridade e o instrumento é presença forte na programação de shows. Passam pelo palco artistas como Chico Lobo, Renato Caetano, Letícia Leal e a Orquestra Mineira de Viola Caipira, além de um concurso para violeiros ainda inédito.

"Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse exclusivamente todo o estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem uma um evento que valorize as raízes do seu povo", explica o curador gastronômico e idealizador do evento, Jordane Macedo.

Gastronomia que tem a cara de Minas

Grande trunfo do Made in Minas Gerais, a área gastronômica do evento contará com a presença de profissionais renomados. A lista inclui uma parceria da chef Marcela Azevedo, que comanda o bistrô Alquimia dos Quintais em Brumadinho, com os saberes culinários e tradições ancestrais do Quilombo do Ribeirão, localizado na mesma cidade.

Outras partes de Minas também ganham representação na curadoria do festival, com presenças como a do chef Rodrigo Costa e o restaurante 'Velho Chico', de Piumhi, na Região Oeste. A chef Giovanna Bruno e o Entreposto Relíquia, de Diamantina, apresentam tradições culinárias entre o Jequitinhonha e a Região Central, enquanto Carol Biasi e a cozinha do Jotapê, de Sabará, apostam no que há de melhor ao Leste de Minas. Já o Empório Bistrô 77, de Itabirito, representa um pouco da culinária que vem da região Sul do estado.

Maior queijo canastra do mundo

Outros nomes importantes da culinária mineira também têm espaço garantido no Made in Minas Gerais, como os restaurantes Dona Lucinha, Maria das Tranças e Casa Cheia. Um espaço totalmente dedicado ao Queijo Minas Artesanal vai receber o maior queijo canastra já produzido. Batizado de Canastra Imperial II, o produto pesa 36 quilos e será vendido em frações ao longo do evento. 

Ingressos gratuitos 

As entradas para o Made in Minas Gerais são gratuitas e estão disponíveis pela internet. Crianças de até 10 anos acompanhadas pelos pais não precisam de ingresso. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.